Discuti, amigavelmente, na semana passada com um narrador de televisão e um influencer, ambos gremistas, sobre a falta de tentativa da direção do Tricolor Gaúcho em engajar o torcedor para a partida contra o Palmeiras. Ambos disseram que não dava para mobilizar a torcida, já que o Grêmio estava praticamente classificado. Que com dois empates em três jogos em casa (contra o mistão do Palmeiras e o Fluminense) e um fora (contra o fraco Sport) o Grêmio chegaria aos 45 pontos e ficaria fora de perigo. Mostrei que não era bem assim, que até mesmo com 46 pontos, no caso de três empates, havia chances de rebaixamento. “É fundamental chegar aos 46 pontos, mas com 12 vitórias. Só 11 é perigoso!”, eu disse.
Pelo mesmo raciocínio, o grande rival, Inter, embora seja improvável, poderá cair com 45 e até mesmo 46 pontos! Com uma vitória, um empate e uma derrota – quatro pontos - poderá ser rebaixado. Mais ainda, poderá cair até mesmo com dois empates e uma vitória. São duas partidas fora e uma no Beira-Rio.
Vejamos os números…
O Inter tem 41 pontos, 10 vitórias (primeiro critério de desempate) e saldo de -8 (segundo critério de desempate). Tem ainda dois jogos fora (Vasco e São Paulo) e um em casa, contra o Bragantino.
O Vitória tem 39 pontos, 9 vitórias, saldo de -16. Tem ainda dois jogos em casa e um fora (Mirassol em Salvador, Bragantino em Bragança e São Paulo em Salvador)
O Santos tem 38 pontos, com 9 vitórias e saldo de -14. Tem ainda três jogos, dois em casa e um fora (Sport em Santos, Juventude - já desclassificado - em Caxias e Cruzeiro, já sem chances no campeonato, em Santos)
O Fortaleza tem 38 pontos, com 9 vitórias e saldo de -31. Tem ainda três jogos, dois em casa e um fora (Atlético MG em Fortaleza, Corinthians em Fortaleza e Botafogo no Rio).
O Vasco da Gama tem 42 pontos, com 12 vitórias e saldo de -2. Tem ainda três jogos, dois em casa e um fora (Inter no Rio, Mirassol no Rio e Atlético MG em Minas)
O Ceará tem 42 pontos, com 11 vitórias e saldo de -3. Tem ainda três jogos, dois em casa e um fora (Cruzeiro em Fortaleza, Flamengo decidindo título, no Rio e Palmeiras, provavelmente já sem chances de título, em Fortaleza).
Ou seja, repito a informação: o Internacional poderá cair mesmo se nos três jogos que faltam perder um, empatar um e vencer um. Cair com 45 pontos. Ainda mais se a derrota for para o Vasco
Nesse cenário, o Inter fica com 45 pontos e 11 vitórias. Imaginemos que na vitória e na derrota a diferença seja de um gol. O Inter seguirá com saldo de -8.
Se o Ceará vence um único jogo, fica com 45 pontos e 12 vitórias. O saldo não importará.
Se o Vasco vence um único jogo, fica com 45 pontos e 13 vitórias. O saldo não importará.
Se o Santos vencer as duas em casa, ficará com 45 pontos e 11 vitórias. Empatando com o Juventude, chega a 46; se perder para o Juventude, precisará tirar um saldo de (sempre imaginando a derrota pelo placar mínimo) seis gols contra Sport e Cruzeiro. Improvável, a não ser que o Inter ajude, perdendo por dois ou três gols de diferença para o Vasco...
Se o Vitória vencer as duas em casa, fica com 45 e 11 vitórias. Mas tem um saldo pavoroso (-16) e perderia para o Inter se ficarem iguais em pontos e vitórias.
Se o Fortaleza vencer os três jogos que faltam (missão quase impossível), ficará com 47 pontos e, claro, escapa. Se ganhar dois e empatar um, ficará com 45, mas sucumbirá no saldo, já que tem -31.
Ou seja: o Inter tem grandes chances de ser eliminado com 44 pontos; alguma chance de cair com 45 pontos e, veja só, caro leitor, o que acontecerá em um cenário extremamente pessimista e catastrófico para os colorados (e otimista para os gremistas): o Colorado poderá cair até mesmo com 46 pontos, o que seria inédito na história do Brasileirão, já que a maior nota de corte foi 45, na queda do Coritiba, em 2009. Mas nas últimas três partidas, Vasco e Ceará precisariam fazer mais um pontinho, além da vitória já citada; e dois desses três times — Fortaleza, Vitória e Santos —- teriam que vencer suas últimas três partidas.
Quase impossível! Quase...
Airton Gontow é jornalista, cronista e diretor do site de relacionamento Coroa Metade.