ABAIXO, DEPOIMENTO DO EX-PILOTO ALEX DIAS RIBEIRO SOBRE A MORTE DE TOM PRYCE. ALEX ESTAVA NO GP DA ÁFRICA DO SUL DE 1977 E VIU O ACIDENTE ACONTECER À SUA FRENTE. O VÍDEO É DO CANAL ENERTO, DO YOUTUBE
ABAIXO, CRÔNICA ESCRITA PELO JORNALISTA FLAVIO GOMES, PUBLICADA EM SEU BLOG, EM 25 DE AGOSTO DE 2015, UM TEXTO QUE SE COADUNA PERFEITAMENTE A TODOS OS PILOTOS QUE MORRERAM EM DECORRÊNCIA DE ACIDENTES NAS PISTAS
CARTA À MORTE
Dona Morte,
Não te regozijes. No fundo, és uma incompetente, fracassada. Espreita-nos há mais de um século, vestindo este costume ridículo e carregando uma foice burlesca.
A cada volta, tens ganas de nos levar contigo e crês que lograrás sucesso. Esconde-te após as curvas, coloca-te diante de nós nas retas, não nos importamos; passamos por ti como se não existisses, rimos na tua cara, rimos da tua cara. O tempo todo.
Dona Morte, és uma figura parva, tola, quase nula, despida de mínima aptidão para nos tocar.
Às vezes consegues, admitimos. Mas conta: quantos somos? Quantos fomos? Milhares, dezenas de milhares, centenas de milhares, milhões, talvez.
E quantos de nós levaste graças à tua perfídia, à tua existência vulgar e desprezível? Poucos, Dona Morte. Pouquíssimos.
Por isso, não te regozijes por ter arrastado mais um de nós. Saberemos, como sempre fizemos, gargalhar de tua efígie chula na próxima curva, na próxima reta, mesmo sabendo que estarás por perto, e por ti passaremos velozes e indiferentes à tua ceifadeira inútil e picaresca. Desafiamos-te a todo instante, ignorando tua infeliz presença, ainda que penses que inspiras em nós algum temor.
Não nos inquietamos diante de tua inglória missão, antes desprezamo-la, e isso se nota quando, à tua expectativa, aceleramos mais e mais, de modo que, quando nos aproximamos de tua estampa lúgubre, tão rápido estamos que não tens a destreza necessária para interromper-nos, e ficas a brandir teu instrumento no vazio, como se fosses um fantoche apalermado, enquanto seguimos zombando de ti.
Para cada um de nós que, apesar de tua imperícia, carregas ao acaso, uma centena nascerá para troçar de tua inépcia.
Não temos medo de ti. E se morremos, é porque assim decidimos viver.
Subscrevemo-nos,
Todos os Pilotos de Todos os Tempos Passados e Futuros
Saudade: Djalma Dias, pai de Djalminha, faria 86 anos hoje
A dupla de craques no final da década de 1980. Foto: DivulgaçãoMorumbi lotado é prova de um Santos com enorme apelo popular. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: Gilmar, ex-goleiro do Palmeiras, em atuação impressionante contra o Timão de Sócrates
Achados & Perdidos: Jair, o 'Príncipe Jajá', relembrando o tri do Inter e enaltecendo o saudoso Gilberto Tim
Saudade: Todos os gols de Rincón pelo Corinthians; colombiano completaria 59 anos
Portuguesa de Desportos,105 anos! Relembre de jogadores que brilharam pela Lusa do Canindé!
Dono da melhor campanha na fase de grupos, Palmeiras encara o Universitário em Lima; as equipes
Parabéns, Caio Ribeiro, 50 anos! Imagens raras do aniversariante no futebol de salão do São Paulo
Saudade: Há um ano morria Ivair, o 'Príncipe', ídolo da Portuguesa de Desportos
Achados & Perdidos: Inter campeão da Libertadores há 19 anos
Morreu Zé Leite, ex-ponta revelado pelo Vila Nova (MG) e campeão estadual com o Furacão