Sílvio José Barcellos Pereira, o Silvinho, nasceu no dia 27 de julho de 1954, no Rio de Janeiro, capital. É casado com dona Sônia Maria Cavalcanti Pereira, com quem tem três filhos e dois netos. Atualmente, reside no famoso bairro Engenho de Dentro, que abriga o estádio do Engenhão, onde trabalha em uma empresa que controla gases no Rio de Janeiro, a CEG (Companhia Estadual de Gás).
Iniciou sua carreira nas categorias de base do Flamengo, junto com outros grandes craques que marcaram época no Rubro-Negro carioca, como Júnior Capacete e Zico. E a amizade com o Galinho perdurou para fora dos gramados, pois iam aos treinos juntos de carona, dadas pelo seu avô.
Fez sua estreia como profissional no dia 6 de novembro de 1974 em Cuiabá, contra o Operário de Várzea Grande. Durante quatro anos, Silvinho fez apenas 13 jogos e obteve 10 vitórias, duas derrotas e um empate.
Acertou sua transferência para o Vitória da Bahia em 1978, logo após deixar seu antigo clube. Posteriormente, defendeu as cores do Itabuna-BA e do Bangu, quando regressou para sua cidade natal e encerrou carreira.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLOlhos no retrovisor: O vídeo mais raro do acidente de Senna na Tamburello foi gravado por um espectador em Ímola
No Z-4 do Brasileiro, Santos encara o CRB pela Copa do Brasil; as equipes
F1: Piastri defende a liderança do Mundial em Miami; a programação da etapa norte-americana
Achados & Perdidos: O saudoso Dr. Mário Trigo lembrando uma ótima história de Garrincha
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos