Sergio Clerice, ex-atacante e grande artilheiro revelado pela Ferroviária, marcou época no futebol italiano nos anos 60 e 70. Tivesse a divulgação e a TV de hoje, o Brasil saberia que ele fez tanto sucesso lá na Itália quanto craques como Careca, Adriano, Muller, Casagrande, Falcão e etc.
Voltando da Itália no início dos anos 80, Sérgio Clerice dirigiu várias equipes brasileiras, como Ferroviária de Araraquara e até o Palmeiras, em 1980. Em 2012, aposentado dos gramados, mas sempre observando jovens valores, Sérgio Clerice vivia em Araraquara-SP.
Nascido em 25 de maio de 1941, Clerice atuou na Itália por 18 anos, defendendo times como o Lecco, Bologna, Verona, Atalanta, Fiorentina, Napoli (onde foi vice-campeão italiano e é considerado um dos melhores centroavantes de todos os tempos), e Lazio. Ele é o quarto maior artilheiro brasileiro e está entre os 10 principais goleadores estrangeiros da história do futebol italiano.
Casado com Marilda Rios Clerice, o ex-centroavante teve três filhos: Paulo Roberto Clerice, Cristina Clerice Lauar e Marco Alessandro Clerice.
Em agosto de 2025, em Araraquara, Rodrigo Viana lançou livro sobre a trajetória do ex-jogador: Sergio Clerice - El Gringo - O vilão elegante.
Achados & Perdidos: A polêmica decisão do Paulista de 73 entre Santos e Lusa, há 52 anos
O confuso Armando Marques entre Pescuma e Pelé. Foto: ReproduçãoComo treinador do Palmeiras:
Sérgio Clérice comandou o Verdão no ano de 1980, disputando 11 partidas, tendo como resultado 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Achados & Perdidos: Milton com Hiroshi Shimuta em evento do Rotary em 2013
Morre Vitor Hugo, ex-volante do Grêmio e Palmeiras
Olhos no retrovisor: Antes de retornar à Fórmula 1, Schumacher guiou carro da GP2
Achados & Perdidos: Profético, Pelé fez previsão certeira sobre uma conquista do Corinthians
Olhos no retrovisor: Relembre a estreia do aniversariante Nico Hulkenberg pela Fórmula 1
Achados & Perdidos: Sócrates estreava pelo Corinthians há 47 anos
Histórico nome do Futsal, Douglas Pierrotti é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
São Paulo recebe o Atlético Nacional em busca de vaga às quartas de final da Libertadores; as formações
Esporte Sem Firula: confira o programa desta terça-feira (19)
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Inter campeão invicto do Brasileirão de 1979