por Marcelo Rozenberg
Héctor Horacio Scotta foi um grande atacante argentino, nascido em 27 de setembro de 1950 na cidade de San Justo, província de Santa Fé.
Atualmente aposentado, reside em Buenos Aires, e frequentemente comparece aos jogos e eventos do San Lorenzo de Almagro. Em 23 de janeiro de 2025, por exemplo, compareceu ao lançamento das novas camisas do clube argentino, vestindo um delas, a branca.
Começou a jogar no Union de Santa Fé em 1970. Defendeu depois San Lorenzo, Ferro Carril Oeste, Sevilha da Espanha, San Lorenzo novamente, Boca Juniors, Nueva Chicago, All Boys e Deportivo Armenio. Vestiu também a camisa da seleção argentina com a qual marcou cinco gols. Em 1975 viveu seu melhor momento da carreira quando marcou 60 gols pelo San Lorenzo.
Com este feito, tornou-se o jogador que mais gols anotou em uma temporada do futebol argentino, superando Arsenio Erico, que em 1937 havia balançado a rede 47 vezes defendendo o Independiente de Avellaneda. Marcou 273 gols em 503 jogos como profissional. Atualmente reside em Buenos Aires, onde vive bem curtindo merecida aposentadoria.
O irmão de Héctor Scotta, Néstor Leonel Scotta, também fez história, inclusive no Brasil. Defendendo o Grêmio, marcou o primeiro gol da história do Campeonato Brasileiro na vitória sobre o São Paulo por 3 a 0 em 7 de agosto de 1971, no Morumbi.
Em vídeo, 'Antes & Depois' de marcantes jogadores argentinos
Di Stéfano, Mario Kempes, Maradona e Messi estão entre elesAchados & Perdidos: Nos seis anos da morte de Juarez Soares, relembre sua 'acalorada' participação no 'Debate Bola'
Saudade: Há oito anos morria Waldir Peres, titular do Brasil na Copa de 1982
Motivado por derrotar o Corinthians, São Paulo vai à Serra Gaúcha enfrentar o Juventude; as equipes
Neymar não merece ser convocado por Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Após derrota no Majestoso, Corinthians encara o líder Cruzeiro; as formações
Em vídeo, 'Antes & Depois' de ícones do rádio brasileiro
Meninos da Vila, a eterna solução santista. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: Há 12 anos, derrotando o Olímpia, o Galo conquistava a Libertadores
Achados & Perdidos: Milton Neves em Buenos Aires conhecendo relíquias de Maradona
F1: Com Norris embalado após duas vitórias, campeonato será retomado com o GP da Bélgica neste fim de semana