Grande nome do humor brasileiro, Ronald Golias nasceu em São Carlos no dia 4 de maio de 1929 e morreu aos 76 anos, em São Paulo em 27 de setembro de 2005, por conta de uma infecção generalizada. Ele residia na cidade de Serra Negra, interior paulista.
Passou por todas as grandes emissoras brasileiras na carreira como TV Paulista, TV Rio, TV Continental, TV Record, TV Globo, TV Bandeirantes e SBT.
Sua veia artística contagiante foi exibida em programas que jamais sairão da memória dos brasileiros como "A Praça da Alegria", "O Riso é o Limite", "Bronco Total", "Escolinha do Golias", "Família Trapo" e "Praça da Alegria". Ronald começou a vida artística na década de 1950 na rádio Nacional. Época em que conheceu Manoel de Nóbrega, que o levou para a televisão.
Foi assim que em 1956 estreou na "Praça da Alegria", na TV Paulista, que contava com o comando de Nóbrega. Oportunidade em que foi lançado seu personagem Pacífico, bem como o bordão "O cridê, fala pra mãe".
Outro grande momento de Ronald aconteceu em 1967 com "A Família Trapo", ocasião em que contracenou com nomes como Jô Soarez, Renata Fronzi e Cidinha Campos.
No final da vida era um dos personagens mais marcantes do humorístico "Praça é Nossa", do SBT. Sua morte comoveu gente importante do meio televisivo como Hebe Camargo, Silvio Santos e Jô Soares, que estiveram presentes no sepultamento de seu corpo.
HOMENAGENS
Em sua cidade natal, São Carlos, foi inaugurada a Praça Ronald Golias, no bairro Aracy, em 2007. Em 2016, também em São Carlos, mais uma inauguração em sua homenagem, o "Memorial Casa Ronald Golias".
Serra Negra, cidade em que ele morou por muitos anos, até sua morte, também lhe prestou homenagem com uma estátua de bronze em tamanho real, no banco da praça defronte à prefeitura.
ABAIXO, O ICÔNICO EPISÓDIO DA "FAMÍLIA TRAPO" EM QUE PELÉ FEZ UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. GOLIAS, COMO DE HÁBITO, DEU UM SHOW DE INTERPRETAÇÃO, EM 1967, PELA TV RECORD
ABAIXO, TAMBÉM PELA TV RECORD, EM 1968, RONALD GOLIAS E HEBE CAMARGO VIVERAM "ROMEU E JULIETA"