Roger Milla

O atleta mais velho da história das Copas
por Chico Santo
 
Roger Milla nasceu em Yaoundé em 20 de maio de 1952 e encantou o mundo jogando pela Seleção Nacional de Camarões. Dono de uma técnica apurada, com uma combinação de simplicidade e talento, Milla se destacou por traduzir na bola o espírito de alegria do continente africano.
 
Mais do que um atleta de clubes, apesar de ter marcado o gol do título da modesta equipe do Córsega diante do respeitável Saint-Étienne de Michel Platini pela Copa da França de 1981, Roger Milla, indiscutivelmente, foi um autêntico jogador de seleção. Basta dizer que o ex-camisa 9 de Camarões participou do histórico jogo contra a Argentina de Diego Armando Maradona. A partida, válida pela abertura da Copa do Mundo da Itália, em 08 de junho de 1990, marcou a derrota da então campeã Argentina, com o gol de Omam.  
 
Durante o mundial, Milla anotou quatro gols e chamou a atenção com a comemoração, em forma de samba, que, segundo ele, nada mais era do que uma maneira improvisada de homenagear o brasileiro Careca, eliminado por ironia do destino, juntamente com a Seleção Brasileira, pela própria Argentina. Se não bastasse isso, em 1990, a Seleção Nacional de Camarões conseguiu, na época, o maior êxito de um time africano dentro de uma Copa do Mundo. Com arte nos pés, sobreviveu até as quartas-de-final. Nenhum time africano havia ido tão longe.
 
Quatro anos mais tarde, em 1994, Roger Milla entrou definitivamente para a história das estatísticas da FIFA. Com exatos 42 anos e 39 dias tornou-se o atleta mais velho a marcar um gol em um mundial de futebol profissional. A aposentadoria, no entanto, só apareceu em 1997, às vésperas da Copa da França. Aos 45 anos, pelo time indonésio Putra Samarinda, se despediu dos gramados. Desde, então, Roger Milla tem freqüentado os bastidores do esporte com o respeito adquirido em tempos de atleta.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES