por Rafael Serra
Robert Emmanuel Pirès, nascido em Reims no dia 29 de outubro de 1973, é um ex-meio-campista com passagens de grande destaque pelo Arsenal-ING e pela Seleção Francesa. No dia 25 de fevereiro de 2016 anunciou sua aposentadoria dos gramados.
Filho de pai português e mãe espanhola, Pirès sempre se viu dividido entre torcer para o Benfica ou o Real Madrid. Após abandonar a escola aos 15 anos para se dedicar ao sonho de ser jogador de futebol, o francês estreou como profissional pelo Metz, em 1993. Pelos Grenats marcou 43 gols em 162 partidas e chegou aos Bleus em 1996, mesmo tendo a intenção de jogar pela seleção de Portugal.
Ainda antes de deixar o pequeno clube do nordeste francês, o meia integrou o elenco que conquistou o inédito título mundial com a França, em 1998. Logo após o torneio, Pirès foi contratado pelo Olympique de Marseille. Na tradicional equipe, o meia fez uma ótima temporada inicial, mas uma série de problemas extra-campo fizeram com que o jogador fosse negociado no final da temporada 1999/2000.
Disputado também por Real Madrid e Juventus, Pirès foi contratado pelo Arsenal como substituto do holandês Marc Overmars, negociado por um valor recorde. Em Highbury, o meia rapidamente recuperou a boa forma e caiu nas graças da torcida com inúmeras assistências e alguns gols decisivos.
Pelos Gunners o jogador venceu sete títulos, entre os quais o mais famoso é o Campeonato Inglês da temporada 2003/2004, ano em que o Arsenal não perdeu nenhuma partida e aquele time passou a ser conhecido como "Invincibles".
Por conta de uma política do Arsenal que priorizava jogadores com menos de trinta anos, Pirès não chegou a um acordo de renovação de contrato e deixou o clube em 2006 rumo ao Villarreal, da Espanha.
Passou quatro no Submarino Amarelo até sair em 2010 para uma passagem relâmpago pelo Aston Villa, já sem o mesmo brilho de outrora.
Voltou aos gramados em 2014 para atuar pelo FC Goa, da Índia.
Revelação do Ituano no Paulista pode vestir camisa de gigante da Inglaterra
Jovem Gabriel Martinelli chama atenção no Paulista com a camisa do Ituano. Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC/Via UOLF1: Com Piastri mais folgado na liderança do Mundial, Hungria recebe a categoria antes da pausa de verão
Achados & Perdidos: Coritiba vencia o Bangu nos pênaltis e conquistava o Brasileirão há 40 anos
São Paulo encara o Athletico-PR no primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil; as equipes
Achados & Perdidos: Com gol de Viola, Corinthians derrotava o Guarani há 37 anos e faturava o Paulistão
O dia em que Milton Neves foi homenageado na Premiação do Paulistão Sicredi
Saudade: Athiê Jorge Cury, presidente do Santos no período mais vitorioso, nascia há 121 anos
Olhos no retrovisor: Piloto francês com duas vitórias na F1, Patrick Depailler morria há 45 anos
Manual de como torcer para Bia Haddad e João Fonseca. Por Odir Cunha
F1: Norris melhora sua marca da manhã e fecha o dia na liderança em Hungaroring. Aston Martin surpreende
Saudade: Há seis anos morria Gildo Bala, ex-ponta do Palmeiras que detém um recorde pelo clube