por Diogo Miloni
Nascido em Guarulhos-SP no dia 12 de fevereiro de 1973, Marques iniciou sua trajetória no futebol aos treze anos de idade, no Corinthians, onde ficou até 1996. Conquistou por lá um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.
O centroavante teve uma discreta passagem pelo Flamengo, em 1996, sendo campeão carioca daquele ano, e foi defender as cores do Tricolor Paulista na temporada seguinte.
No São Paulo, Marques não teve tantas oportunidades, devido ao elenco repleto de jogadores mais experientes. Assim, foi emprestado para o Atlético-MG, onde viveria a melhor fase de sua carreira.
O jogador caiu nas graças da torcida mineira logo nos primeiros jogos. Usando e abusando de sua habilidade, Marques levou o Atlético ao título da Conmebol de 1997.
Nas primeiras seis temporadas no Galo, o atacante ganhou quatro campeonatos e fez duplas históricas com Valdir, em 1997 e 1998, e com Guilherme, em 1999 e 2002.
Em 2004, Marques foi contratado pelo Nagoya Grampu, do Japão, onde jogou por um ano e meio. Depois da experiência nipônica, o atacante acertou sua volta ao Galo, no ano de 2005. No entanto, Marques não conseguiu evitar a queda do CAM para a Série B do Campeonato Brasileiro.
No ano de 2008, ano do centenário do Galo, o ídolo voltou. Com seis gols na temporada ele ultrapassou Nilson e Nívio, e se tornou o 9º maior artilheiro atleticano da história do Campeonato Brasileiro, com 133 gols.
Marques não poderia encerrar sua carreira de outra forma, a não ser conquistando um título. Em 2010 ele marcou um dos gols na final do Campeonato Mineiro contra o Ipatinga, e ajudou o Galo a ser campeão.
Nas eleições de 2010, o ex-atleta do Galo conseguiu se eleger deputado estadual de Minas Gerais pelo PTB-MG, com cerca de 150 mil votos.
Em ouutro de 2014 concorreu ao cargo de deputado federal por Minas Gerais, mas como não atingiu o número necessário de votos, não foi eleito.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLSão Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cuca, técnico do São Paulo, em clássico contra o Palmeiras pelo Brasileiro 2019. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOLPelo Corinthians:
Atuou em 144 jogos e marcou 35 gols.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte
Pela Seleção Brasileira:
Atuou em 11 jogos, sendo nove vitórias e duas derrotas. Marcou quatro gols.
Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos -1914 - 2004, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
Achados & Perdidos: O fantástico salto triplo de Adhemar Ferreira da Silva, que nos deixava há 25 anos
Saudade: Há três anos morria Leonetti, goleiro que foi revelado pelo Corinthians
Achados & Perdidos: Baltazar e Sorato: o que estes dois ex-atacantes têm em comum?
Copinha e Paulistão serão os temas centrais da live de Marcos Falopa com o jornalista Amilton Franco
Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 46 anos
Achados & Perdidos: Em filme de 1986, Pelé contracenando com o aniversariante Renato Aragão
Parabéns, Gilmar Rinaldi! Goleiro que sempre jogou em grandes clubes brasileiros, completa 67 anos!
Parabéns! Mauro Silva, volante do Brasil na Copa de 94, completa 58 anos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de pontas que brilharam por Galo e Cruzeiro!
Hoje é o dia do Treinador de Futebol: Relembre o icônico programa SuperTécnico, da Band