por Diogo Miloni
Nascido em Guarulhos-SP no dia 12 de fevereiro de 1973, Marques iniciou sua trajetória no futebol aos treze anos de idade, no Corinthians, onde ficou até 1996. Conquistou por lá um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.
O centroavante teve uma discreta passagem pelo Flamengo, em 1996, sendo campeão carioca daquele ano, e foi defender as cores do Tricolor Paulista na temporada seguinte.
No São Paulo, Marques não teve tantas oportunidades, devido ao elenco repleto de jogadores mais experientes. Assim, foi emprestado para o Atlético-MG, onde viveria a melhor fase de sua carreira.
O jogador caiu nas graças da torcida mineira logo nos primeiros jogos. Usando e abusando de sua habilidade, Marques levou o Atlético ao título da Conmebol de 1997.
Nas primeiras seis temporadas no Galo, o atacante ganhou quatro campeonatos e fez duplas históricas com Valdir, em 1997 e 1998, e com Guilherme, em 1999 e 2002.
Em 2004, Marques foi contratado pelo Nagoya Grampu, do Japão, onde jogou por um ano e meio. Depois da experiência nipônica, o atacante acertou sua volta ao Galo, no ano de 2005. No entanto, Marques não conseguiu evitar a queda do CAM para a Série B do Campeonato Brasileiro.
No ano de 2008, ano do centenário do Galo, o ídolo voltou. Com seis gols na temporada ele ultrapassou Nilson e Nívio, e se tornou o 9º maior artilheiro atleticano da história do Campeonato Brasileiro, com 133 gols.
Marques não poderia encerrar sua carreira de outra forma, a não ser conquistando um título. Em 2010 ele marcou um dos gols na final do Campeonato Mineiro contra o Ipatinga, e ajudou o Galo a ser campeão.
Nas eleições de 2010, o ex-atleta do Galo conseguiu se eleger deputado estadual de Minas Gerais pelo PTB-MG, com cerca de 150 mil votos.
Em ouutro de 2014 concorreu ao cargo de deputado federal por Minas Gerais, mas como não atingiu o número necessário de votos, não foi eleito.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLSão Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cuca, técnico do São Paulo, em clássico contra o Palmeiras pelo Brasileiro 2019. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOLPelo Corinthians:
Atuou em 144 jogos e marcou 35 gols.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte
Pela Seleção Brasileira:
Atuou em 11 jogos, sendo nove vitórias e duas derrotas. Marcou quatro gols.
Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos -1914 - 2004, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita