por Túlio Nassif
Reinaldo Rueda Rivera, ou apenas Rueda, é um famoso e respeitado treinador de futebol que nasceu no dia 16 de abril de 1957, em Cali, na Colômbia. Bastante culto, ele é graduado em Educação Física por duas faculdades, uma delas, da Alemanha. É casado com Genith de Rueda e tem três filhos, Alejandra Rueda Ruano, Carolina Rueda Ruano e Juan David Rueda Ruano. No dia 8 de janeiro de 2018, pediu demissão do Flamengo para assumir a seleção chilena.
Rueda faz parte do seleto grupo de treinadores que não foram atletas. No entanto, a competência é indiscutível.
Iniciou sua carreira treinando a Seleção Colombiana Sub-23, em 1992. Após isso, passou por Cortuluá-COL (de 1994 a 1997), Deportivo Cali-COL (de 1997 a 1998), Seleção Colombiana Sub-21 (de 2000 a 2001 e de 2002 a 2003) e Independiente Medellín-COL (em 2002).
Chegou ao comando da seleção principal da Colômbia depois de realizar um ótimo trabalho no Sub-20, em 2003, quando terminou em terceiro lugar no Mundial dos Emirados Árabes Unidos. O desafio seria tentar classificar o time para a Copa do Mundo da Alemanha. Não conseguiu, mas apagou o desastroso início das Eliminatórias saindo da última posição e terminado na sexta, quase com a vaga assegurada. Foram pouco mais de dois anos à frente da seleção, de 2004 a 2006, tendo feito um grande trabalho.
Já pela Seleção Hondurenha, de 2006 e 2010, conquistou a classificação para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, após 28 anos com o país fora do torneio. A última participação de Honduras havia sido na Copa do Mundo do Espanha, em 1982.
A fama ia aumentando conforme as realizações e em 2010, aceitou o convite para treinar a Seleção Equatoriana. Classificou brilhantemente o Equador para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, mas não repetiu o sucesso das Eliminatórias no Mundial sendo eliminado na primeira fase, uma decepção para quem chegou com o moral alto na competição.
No entanto, seu prestígio continuava bom e em 2015, após a saída do técnico Juan Carlos Osório do Atlético Nacional-COL para o São Paulo, Rueda acertou com a equipe colombiana. Não demorou muito para os resultados começarem a aparecer e em 2016, foi campeão da Libertadores jogando um futebol de alto nível que encheu os olhos da América do Sul. Em 2017, após a conquista do Campeonato Colombiano, Rueda preferiu se afastar do esporte e deixou o clube para tratar da sua saúde e aprofundar seus conhecimentos estudando na Alemanha.
No dia 13 de agosto de 2017, assinou com o Flamengo para ser o novo comandante rubro-negro. No entanto, a "aventura" no futebol brasileiro acabou no dia 8 de janeiro de 2018, quando assumiu a seleção chilena.
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Vitinho se machucou durante a partida contra o Corinthians. Foto: Daniel Vorley/AGIF/Via UOLO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita