por Diogo Miloni
Antes de reverenciar craques como Platini e Zidane, a França exaltava um atacante de baixa estatura, com incrível facilidade para marcar gols. Raymond Kopaszewski, mais conhecido como Raymond Kopa, foi ídolo dos Bleus durante a década de 50 e virou lenda no futebol do país.
Kopa morreu no dia 3 de março de 2017, aos 85 anos de idade.
De ascendência polonesa, Kopa nasceu em 13 de outubro de 1931, na cidade francesa Noeux-le-Mines. Começou no futebol amador de seu país e, em pouco tempo, seu talento lhe rendeu uma vantajosa transferência para o Reims, uma das principais equipes da época.
Em 1956, foi negociado com o Real Madrid, que almejava se tornar um clube de proporções mundiais. No Santiago Bernabéu, ganhou o apelido de Napoleão e entrou para o hall da fama do clube merengue. Ao lado do também craque Di Stéfano, conquistou quatro vezes a Liga dos Campeões, torneio então recém-criado e que muitos anos mais tarde seria o principal campeonato de clubes do mundo.
Retornou ao Reims em 1959 e permaneceu na equipe até 1967, quando pendurou as chuteiras. Pela seleção francesa, disputou a Copa de 1954, na Suíça, ocasião em que a equipe deixou o Mundial ainda na primeira fase. Kopa marcou um gol naquele torneio, na vitória por 3 a 2 sobre o México. Foi um momento frustrante para a seleção francesa, que conquistaria seu primeiro Mundial 44 anos mais tarde, na Copa da França, em 1998.
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019