Pavan

Ex-zagueiro do Palmeiras e Francana
por Gustavo Grohmann / Colaborou Emílio Antônio Duva, de São José do Rio Pardo-SP
 
José Marques Aparecido Pavan, o Pavan, zagueiro campeão paulista pelo Palmeiras em 1976, faleceu no dia 9 de dezembro de 2018, aos 64 anos, na sua cidade natal, São Sebastião da Grama (SP). Ele vinha lutando contra um tumor.
 
Pavan iniciou a carreira em 1972, jogando na zaga da equipe juvenil do Palmeiras. Logo passou para o profissional e lá permaneceu até 1976 quando foi campeão paulista (a final foi contra o XV de Piracicaba de seu conterrâneo Donah). No Palmeiras, como profissional, foram apenas 10 jogos (5 vitórias, 4 empates,  uma derrota) e nenhum gol marcado.
 
Em 1977 foi para o América do Rio, em negociação que envolveu a aquisição do passe de Ivo Wortmann pelo Verdão.
 
Após a rápida passagem pelo Diabo, Pavan defendeu a Francana (SP) nos campeonatos paulistas de 1978 a 1982, onde aproveitou e cursou Educação Física (lá mesmo na cidade de Franca) e encerrou a carreira no Paysandu de Santa Catarina (da fusão entre Paysandu e Carlos Renaux surgiu o Brusque FC).
 
Depois de deixar o futebol ele se tornou professor de Educação Física e trabalhou como supervisor geral de esportes da Prefeitura Municipal de São Sebastião da Grama.
 
Nascido no dia 2 de abril de 1954, Pavan, que operou o joelho direito por quatro vezes e o joelho esquerdo uma vez, o que o fez encerrar a carreira precocemente, foi casado com Cleusa Eli de Matos. O casal não teve filhos.
ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Atuou em 10 jogos, sendo 5 vitórias, 4 empates e uma derrota. Não marcou gols.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES