por Marcos Júnior Micheletti
Paulo Russo, cujo nome de batismo é Paulo Sevciuc, ex-jogador de vôlei e também treinador, filho de russos, nasceu em 27 de novembro de 1942, em São Paulo.
Continua ligado ao vôlei, como professor de Educação Física, e é bastante requisitado para palestras, sobretudo no exterior.
Foi jogador e treinador da seleção brasileira de vôlei. Como jogador, atuou entre 1964 e 1972, com passagem marcante pelo Clube Atlético Paulistano. Neste período disputou os Jogos Olímpicos de Verão de Moscou, em 1980, ficando em quinto lugar.
Quando deixou a carreira de atleta tornou-se treinador de vôlei, tendo comandado a seleção brasileira entre 1974 e 1980. Também se formou em Educação Física e trabalhou com planejamento esportivo, função que exerceu até no futebol, como gerente do Santa Cruz, do Recife, em 1999.
Também jornalista, Paulo Russo ficou bastante conhecido do público brasileiro como comentarista de vôlei da Rede Bandeirantes, ao lado do narrador Luciano do Valle. Trabalhou como comentarista nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul, Sidney e Atenas.
Milton Neves entrevistou Paulo Russo durante o "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes em 3 de julho de 2016. Ouça, abaixo:
Com João Victor encaminhado para o Benfica, Corinthians prioriza Balbuena
Zagueiro paraguaio pertence ao Dinamo de Moscou. Foto: Daniel Augusto Jr/Ah CorinthiansCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019