por Marcos Júnior Micheletti
Paulo Russo, cujo nome de batismo é Paulo Sevciuc, ex-jogador de vôlei e também treinador, filho de russos, nasceu em 27 de novembro de 1942, em São Paulo.
Continua ligado ao vôlei, como professor de Educação Física, e é bastante requisitado para palestras, sobretudo no exterior.
Foi jogador e treinador da seleção brasileira de vôlei. Como jogador, atuou entre 1964 e 1972, com passagem marcante pelo Clube Atlético Paulistano. Neste período disputou os Jogos Olímpicos de Verão de Moscou, em 1980, ficando em quinto lugar.
Quando deixou a carreira de atleta tornou-se treinador de vôlei, tendo comandado a seleção brasileira entre 1974 e 1980. Também se formou em Educação Física e trabalhou com planejamento esportivo, função que exerceu até no futebol, como gerente do Santa Cruz, do Recife, em 1999.
Também jornalista, Paulo Russo ficou bastante conhecido do público brasileiro como comentarista de vôlei da Rede Bandeirantes, ao lado do narrador Luciano do Valle. Trabalhou como comentarista nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul, Sidney e Atenas.
Milton Neves entrevistou Paulo Russo durante o "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes em 3 de julho de 2016. Ouça, abaixo:
Saudade: Há cinco anos morria Marquinhos, ex-zagueiro do Cruzeiro e Palmeiras
Mineiro de Uberaba, ele tinha 65 anos. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Recifense
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Seleção goleia e ganha elogios exagerados. Por Wladimir Miranda