por Marcos Júnior Micheletti
Paulo Russo, cujo nome de batismo é Paulo Sevciuc, ex-jogador de vôlei e também treinador, filho de russos, nasceu em 27 de novembro de 1942, em São Paulo.
Continua ligado ao vôlei, como professor de Educação Física, e é bastante requisitado para palestras, sobretudo no exterior.
Foi jogador e treinador da seleção brasileira de vôlei. Como jogador, atuou entre 1964 e 1972, com passagem marcante pelo Clube Atlético Paulistano. Neste período disputou os Jogos Olímpicos de Verão de Moscou, em 1980, ficando em quinto lugar.
Quando deixou a carreira de atleta tornou-se treinador de vôlei, tendo comandado a seleção brasileira entre 1974 e 1980. Também se formou em Educação Física e trabalhou com planejamento esportivo, função que exerceu até no futebol, como gerente do Santa Cruz, do Recife, em 1999.
Também jornalista, Paulo Russo ficou bastante conhecido do público brasileiro como comentarista de vôlei da Rede Bandeirantes, ao lado do narrador Luciano do Valle. Trabalhou como comentarista nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul, Sidney e Atenas.
Milton Neves entrevistou Paulo Russo durante o "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes em 3 de julho de 2016. Ouça, abaixo:
Parabéns, Flamengo! O Rubro-Negro completa 130 anos!
Comemoração da maior conquista do clube, o Mundial de 1981. Foto: DivulgaçãoSaudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
Achados & Perdidos: O memorável dia em que o Fogão de Garrincha parou o Sul de Minas
F1: Norris é o pole do GP de SP. Verstappen para no Q1 e Bortoleto não sai dos boxes
F1: Sprint tem começo agitado, fica insossa, Norris vence e Bortoleto bate forte
Feliz aniversário, Felipão! Treinador campeão com a seleção completa 77 anos
Saudade: Craque e polêmico, Heleno de Freitas nos deixava há 66 anos
F1: Norris vence em Interlagos, mas o show foi de Verstappen, de último para o pódio
De olho no G-7, São Paulo recebe o empolgado Red Bull Bragantino; as equipes
Parabéns, Del Piero! Grande ídolo da Juventus, ex-atacante completa 51 anos
'Foi um incidente de corrida', diz Bortoleto sobre toque com Stroll no GP de São Paulo