Paulo Bin

Ex-centroavante do Comercial
Cleiton Paulo Bin Netto, o Paulo Bim, ex-centroavante do Comercial de Ribeirão Preto (SP), Vasco da Gama, Santos e Ferroviária, é formado em Educação Física e atua professor de escolinhas de futebol em Ribeirão Preto (SP), cidade em que vive desde 1964.

Nasceu em Guararapes (SP) e foi grande destaque também da Associação Atlética Oswaldo Cruz ao lado de Boquita, ex-Corinthians e Ferroviária, e de Moisés Cocito, pai do polêmico volante Cocito, do Atlético (PR), campeão brasileiro de 2001 e vice da Copa Libertadores da América de 2005. Moisés Cocito jogou também no Santos FC, no início dos anos 60, ao lado de Pelé, e hoje mora em Batatais (SP), aposentado como delegado de polícia, classe especial.
 
Paulo Bim disputou o Rio-São Paulo de 66 pelo Santos, fez o primeiro gol da história do estádio Francisco de Palma Travassos, no dia 10 de outubro de 1964, em partida contra o mesmo Santos que ainda defenderia (o Santos ganhou de 3 a 2 com gols de Pelé, Pepe e Toninho. Paulo Bim e Ditinho fizeram para o Comercial) e integrou o melhor e maior time comercialino que o BAFO teve em sua história.

Era o time de 1965/66: Rosan; Ferreira, Jorge (ou Esmeraldo), Piter e Nonô; Hélio Giglioli, Amauri e Jair Bala; Luis (ou Peixinho), Paulo Bim e Carlos César. O técnico era Alfredinho Gonçalves.

Em 1967, Paulo Bin esteve emprestado ao Vasco da Gama por quem disputou o Rio-São Paulo ao lado de Brito, Fontana e outros. Parou de jogar em 1974 aos 33 anos.
Tem dois filhos, Ana Paula e Andre. Ana é casada com Vágner Mancini, ex-meia do Guarani, Portuguesa, Grêmio e Bragantino e que atualmente é técnico de futebol. Mancini comandou o Paulista de Jundiaí campeão da Copa do Brasil de 2005. Em 2008 treinou o Grêmio.

Vágner Mancini, por sua vez, é filho de Vastinho, célebre meio-campista do Comercial de Ribeirão Preto (SP), em 1959. O trio famoso do BAFO tinha no final dos anos 50: Candão, Parracho e Vastinho. Naquele ano, em 1959, o Comercial subiu para a Primeira Divisão do Campeonato Paulista ao derrotar o Corinthians de Presidente Prudente, por 4 a 0, na negra, no Pacaembu. No primeiro jogo deu Corintinha, em Prudente. No segundo, em Ribeirão, a partida estava empatada, o Corinthians estava subindo, mas Vastinho, num gol que os comercialinos jamais esquecerão, deu a vitória ao Leão do Norte, forçando o terceiro e decisivo jogo na capital paulista.

Selecione abaixo em "Próxima Página" e veja o e-mail que recebemos de Antonio Carlos Sandoval Catta-Preta, sobre Paulo Bim

Ainda sobre Paulo Bim, recebemos do excelente Antonio Carlos Sandoval Catta-Preta o seguinte e-mail:

Caro Neves Filho, meu grande irmão
Para que não mais pairem dúvidas sobre o momento épico de Vastinho no Comercial e para que vc possa bem lembrar o Wagner Mancini, filho do Vastinho, sobre os fatos, vamos a eles:
Comercial e Corinthians de Presidente Prudente disputaram o título da 2ª Divisão de 1.958 em 3 partidas, a primeira em Presidente Prudente, 1x0 para o Corinthians e a segunda em Ribeirão Preto ocasião em que o "Corintinha" ia levando com um insistente 0x0 que perdurava até quase o final do jogo, quando Vastinho fêz o gol da vitória e levou a decisão para o jogo-desempate, no Pacaembu.
Em São Paulo o "Leão" venceu fácil, por 4x0, jogando com Santos, Toninho e Valdemar, Parracho, Kandão e ele, Vastinho, Valtinho, Lécio, Almeida, Otávio e Carlos Cesar.
Os gols foram de Ademar, Lécio e Carlos Cesar (2).
Receba o abraço de seu amigo, irmão e advogado,
Catta-Preta

Ainda sobre Paulo Bim, veja o e-mail enviado no dia 23 de agosto de 2009:
 
"De: Carlos Seno
Enviada em: domingo, 23 de agosto de 2009 12:28
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Fale Conosco - Carlos Seno
Prioridade: Alta
Milton,bom dia. Após alguns anos, estive no "Palestra". Sem dúvida o Diego Souza esta jogando muito. O Ulisses Costa, quando transmite do estádio, é impressionante. O Silvério (o melhor de todos) que se cuide. Para nós, o "JASON", nestas ultimas rodadas, só pegou moleza. O Beluzo, grande presidente, está certo.
Aliás, encontrei o PAULO BIm aqui em Guararapes. A Câmara Municipal precisa homenageá-lo (honra ao mérito), como maior artilheiro do interior e vice artilheiro paulista de 1966, só abaixo do Rei.
Se o estádio PALMA TRAVASSOS for leiloado, precisamos guardar as duas placas do PAULO BIm, pois, para nós, elas têm valor inestimável.
Acrescente que ele começou aqui em Guararapes, na gloriosa ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BRASIL. Na época, só tinha duas divisões no paulista.
Abraços a todos!
Carlos Seno"
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES