Fundado em 02 de janeiro de 1921 no centro de Belo Horizonte onde funcionava a Casa de Itália, o Cruzeiro nasceu com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália.
O primeiro estatuto foi copiado do co-irmão Palestra Itália de São Paulo (atual Palmeiras), com uma cláusula que determinava que apenas jogadores de origem italiana defendessem suas cores.
No entanto, logo foi abolida. Como Palestra, o clube conquistou os campeonatos mineiros de 1926, 1928, 1929, 1930 e 1940. Em 17/04/1921 enfrentou pela primeira vez o Atlético Mineiro, goleando pelo placar de 3 a 0 com gols de Attílio(2) e Nani. O resultado valeu a conquista da medalha de ouro da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos, informa o internauta Júlio César, de Santo Antônio do Monte (MG).
O time jogava com as mesmas cores da bandeira da Itália, vermelho, verde e branco. Inaugurou um pequeno estádio denominado Barro Preto.
Em 31 de agosto de 1942, decreto federal determinou que nenhuma entidade brasileira poderia se manter com nomes ligados a países como Japão, Itália e Alemanha, que lutavam contra o Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Assim, em 02 de outubro de 1942, o Palestra Itália passou a se chamar Ypiranga. No entanto, nova assembléia realizada cinco dias depois decidiu que o clube adotaria o nome de Cruzeiro Esporte Clube e as cores azul e branco.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Roberto Batata, ex-ponta do Cruzeiro, morria há 49 anos
Jogador sofreu um acidente automobilístico na Fernão Dias. Foto: DivulgaçãoOlhos no retrovisor: Há 75 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
Bandeira quadriculada para Giuseppe Farina. Foto: DivulgaçãoCom a melhor campanha da Libertadores, Palmeiras encara o Cerro no Paraguai; as equipes
Saudade: Há nove anos morria Zé Roberto, ex-Coxa, Furacão, São Paulo e Corinthians
Parabéns, Taffarel! Vídeo com defesas do ex-goleiro que completa 59 anos hoje!
Uma foto, uma história! Você conhece esta repórter entrevistando Wilsinho Fittipaldi?
Em vídeo, 'Antes e Depois' de capitães campeões com suas seleções em Copas do Mundo
Olhos no retrovisor: Há 13 anos, o primeiro teste de Rubens Barrichello em um circuito oval
Olhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Parabéns! Um dos grandes laterais da história do Inter, Cláudio Duarte completa 74 anos
Aos colorados, mais amor e menos confiança. Aos gremistas, menos desalento nesta fase ruim. Por Lino Tavares
Olhos no retrovisor: Primeiro GP da Espanha em Barcelona teve vitória de Mansell e adiou tri de Senna