Osvaldo Faria

Ex-radialista mineiro
Osvaldo Evangelista, nome de batismo de Osvaldo Faria, um dos maiores cronistas esportivos de Minas Gerais e do Brasil em todos os tempos, nasceu em Abaeté em 05 de agosto de 1930. Faleceu em 30 de junho de 2000, em Paris, aos 69 anos, após complicações pós-operatórias.
Está sepultado em Belo Horizonte, para onde sua família se mudou quando ele tinha apenas três anos de idade.
O início da vida profissional ocorreu em 1957 na Rádio Itatiaia. Osvaldo apresentava um programa com músicas do cantor Francisco Alves chamado "O Rei da Voz?. Na emissora atuou também como locutor comercial e de jornais falados, repórter policial, repórter geral, narrador de futebol, repórter de campo e, finalmente, comentarista esportivo a partir de 1967. Ao todo, participou de mais de 100 coberturas internacionais.
Mas foi por meio do futebol que seu nome ganhou projeção. O slogan "coragem para dizer a verdade?, utilizado por mais de 30 anos, virou bordão. Jamais foi unanimidade. Comprou várias brigas, mas nunca deixou de lado o bom senso. Sua última grande cobertura aconteceu na Copa de 1998, quando chefiou o departamento de Esportes da Itatiaia. Cobriu, ao todo, 10 Copas do Mundo.
Por Marcelo Rozenberg/Elias Torrent Silveira (colaborador)
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES