por Tufano Silva
Certamente os amantes do futebol estão cansados de ouvir frases como "Penalti é uma coisa tão importante, que quem devia bater é o presidente do clube?, "Se macumba resolvesse, o campeonato baiano terminava sempre empatado?, entre tantas outras que tentam explicar alguns detalhes do esporte mais popular do mundo.
O que pouca gente sabe é que boa parte dessas frases são de autoria de Antonio Franco de Oliveira, o famoso Neném Prancha, o Filosofo do Futebol. Ou pelo menos, são atribuídas a ele. Este personagem, que dedicou toda a sua vida ao futebol e é uma das figuras mais míticas do esporte bretão, morreu no dia 17 de janeiro de 1976, aos 69 anos, no Rio de Janeiro, em função de um ataque cardíaco.
Fruto do relacionamento entre o biscateiro Zeferino e a empregada doméstica Júlia, Neném nasceu na cidade de Resende, na parte fluminense do Vale do Paraíba, em 16 de junho de 1906. Aos 11 anos de idade, se mudou para a Cidade Maravilhosa, onde tentou iniciar a carreira de jogador de futebol, no pequeno time do Carioca.
Fracassou como atleta, mas não abandonou o esporte bretão: passou a descobrir jovens talentos na praia de Copacabana. Os que se destacavam na escolinha de Neném, eram levados para o Botafogo, time do coração do Filosofo do Futebol, onde ele também trabalhava como roupeiro, massagista e olheiro.
As mais famosas "crias? da escolinha de Neném Prancha foram Heleno de Freitas, histórico atacante do time da Estrela Solitária nos anos 40, e Júnior, jogador que marcou época na lateral-esquerda do Flamengo e Seleção Brasileira.
Nem todas as frases atribuídas a Neném Prancha são, de fato, de sua autoria. Reza a lenda que, grandes jornalistas, como João Saldanha, com a intenção de colocar o olheiro na mídia, publicavam algumas das geniais frases como se fossem dele.
Confira abaixo algumas das mais famosas frases de Neném Prancha ? ou, pelo menos, atribuídas a ele
"Jogador de futebol, tem que ir na bola com a mesma disposição com que vai num prato de comida. Com fome, para estraçalhar.?
"Jogue a bola pra cima, pois enquanto ela estiver no alto não há perigo de gol.?
"O Didi joga bola como quem chupa laranja, com muito carinho.?
"O goleiro deve andar sempre com a bola, mesmo quando vai dormir. Se tiver mulher, dorme abraçado com as duas?.
"Penalti é uma coisa tão importante, que quem devia bater é o presidente do clube?.
"Se concentração ganhasse jogo, o time do presidío não perdia uma partida.?
"O importante é o principal, o resto é secundário.?
"Se macumba resolvesse, o campeonato baiano terminava sempre empatado.?
"Quem pede tem preferência, quem se desloca recebe.?
"Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende.?
"Jogador bom é que nem sorveteria: tem várias qualidades.?
"Bola tem que ser rasteira, porque o couro vem da vaca e a vaca gosta de grama.?
Nuvens negras sobre o Beira-Rio e uma luz no fim do túnel da Arena do Grêmio
McLaren já deveria ter aprendido com disputas internas...
Parabéns, Zinho, 58 anos! Veja belos gols do aniversariante pelo Palmeiras
Uma foto, uma história! Rubens Minelli chegando ao Paraguai para jogos do Inter pela Libertadores de 76
Achados & Perdidos: Milton Neves, em 2013, visitando a Fenatran no Anhembi
Achados & Perdidos: O aniversariante Paulo Cézar Caju e os barris do 'crowdfunding' corintiano em 1971
Saudade: Há três anos morria o jornalista Charles Marzanasco Filho, que foi assessor de Ayrton Senna e da Audi no Brasil
Flamengo estreia na Copa do Mundo de Clubes diante de um dos mais fortes times da África
Parabéns, Juary, 66 anos! Relembre gols do ex-centroavante pelo Santos
Achados & Perdidos: Há 33 anos o São Paulo vencia sua primeira Libertadores da América