por Marcelo Rozenberg
José Luiz Santana, o ex-zagueiro Nenê Santana, atualmente tem residência em Campinas (SP) e é técnico de futebol.
Nascido em Rincão, no interior de São Paulo, no dia 17 de julho de 1957, começou a carreira nas categorias de base da Ponte Preta, em 1973. Quatro anos depois, profissionalizou-se na Macaca, onde sagrou-se vice-campeão paulista em 1977, 79 e 81.
"Em Campinas vivi grandes emoções. Uma ao conquistar o primeiro turno do Campeonato Paulista de 1981 com uma vitória sobre o Guarani no Moisés Lucarelli lotado. Outra no mesmo ano, quando fomos eliminados pelo Grêmio na semifinal do Brasileiro mas jogamos diante de quase 100 mil pessoas, recorde de público do estádio Olímpico até hoje", lembrou Nenê.
Defendeu depois o Palmeiras (segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, entre 1981 e 1983 disputou 32 jogos, com 15 vitórias, 13 empates e apenas quatro derrotas, sem marcar nenhum gol), Comercial, Vasco, Portuguesa, Espinho de Portugal, Boavista de Portugal e Ceará, onde parou em 1994 aos 37 anos.
Abriu em seguida uma loja de material esportivo mas em 2000 retornou ao futebol na função de auxiliar do técnico Marco Aurélio.
Quatro anos depois, assumiu pela primeira vez o cargo de técnico da Ponte Preta, que voltou a ocupar em outras oportunidades. Foi auxiliar do técnico Barbieri no Sertãozinho até assumir a equipe no fim de 2008. Em seguida, foi dispensado.
Solteiro e pai de uma filha, Nenê passou também pela Seleção Brasileira no início dos anos 80. Foi convocado em seis oportunidades pelos técnicos Telê Santana e Carlos Alberto Parreira.
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Ele também teve uma passagem pelo Santos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoDefendeu o Palmeiras, segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, entre 1981 e 1983 disputou 32 jogos, com 15 vitórias, 13 empates e apenas quatro derrotas, sem marcar nenhum gol.
Em 2005, Nenê dirigiu a Ponte no Campeonato Brasileiro em 32 jogos com 11 vitórias, 6 empates e 15 derrotas.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Parabéns, Juventus, 101 anos! Conheça a história do Estádio da Rua Javari
Saudade: Vagner Bacharel, grande zagueiro do Verdão, nos deixava há 35 anos
Brigando pela liderança do Brasileiro, Palmeiras viaja para enfrentar o Fortaleza; os times
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Morre Hugo Gatti, ídolo do Boca Juniors, aos 80 anos
F1: Piastri vence o GP da Arábia Saudita e assume a liderança do Mundial
Em busca da primeira vitória no Brasileirão, São Paulo recebe o Santos neste domingo; as formações
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista