Nelson Rossetti

Ex-médico do Palmeiras

por Rafael Serra / Fonte: Obituário do Jornal Folha de S.Paulo, escrito pelo jornalista Pedro Ivo Tomé

Nascido em São Paulo, em 1926, Nelson Rossetti tornou-se conhecido por seu trabalho como médico do Palmeiras entre 1963 e 1972, na denominada "Academia de Futebol". Morreu no dia 9 de abril de 2015, por insuficiência cardíaca, aos 88 anos.

Caçula entre quatro irmão, Nelson e sua família viveram no Brás até a década de 1940, quando se mudaram para a Vila Mariana.

Ainda na adolescência, começou a trabalhar na fábrica de calçados do pai, Cyro, italiano de Boscoreale, pequena cidade da região de Nápoles, região sul da Velha Bota.

Em 1952, saiu da fábrica para estudar no Rio de Janeiro, onde foi aprovado para estudar na Escola de Medicina e Cirurgia (UniRio).

Voltou para São Paulo após se formar, em 1959. Trabalhou durante um curto período na Secretaria Estadual de Saúde, onde conheceu Elvira, com quem se casou em 1967.

Em 1976, quatro anos após deixar o Palmeiras, Nelson Rossetti abriu uma clínica em São Bernardo do Campo, que hoje é administrada por seu filho Fúlvio, que também foi médico do Palmeiras entre 2000 e 2005.

Além de amar o Palmeiras, Nelson também era apaixonado pela Itália, país que visitava regularmente. Também gostava das poesias de Dante Alighieri e das músicas tradicionais napolitanas.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES