por Marcos Júnior Micheletti
Nadinho, o Leonardo Cardoso, goleiro do Bahia na conquista da Taça Brasil de Futebol em 1959, morreu em 20 de janeiro de 2022, aos 91 anos, por complicações causadas pela covid-19. Residindo em um abrigo para idosos em Salvador, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Seu quadro de saúde já estava bastante comprometido em razão de sofrer do Mal de Alzheimer.
Nadinho deixou dois filhos: Lúcio e Leonardo.
Natural de Alagoinhas, onde nasceu em 24 de agosto de 1930, Nadinho começou sua carreira profissional pelo Vitória (BA) em 1950, permanecendo no Rubro-Negro até 1954. Entre 1955 e 1957 defendu o Bangu, para depois integrar o elenco do Bahia, onde jogou entre 1958 e 1967, quando encerrou sua trajetória nos gramados.
Aliás, durante os últimos anos como jogador, Nadinho estudou Direito e se formou, chegando a advogar por vários anos.
O Bahia, por meio de seu site oficial, divulgou uma nota acerca da morte de seu ídolo, goleiro que por mais vezes defendeu a meta tricolor, 421 jogos. Em 177 deles não sofreu gol. Também conquistou seis títulos estaduais pelo Bahia.
A nota oficial do Esporte Clube Bahia
Com profunda dor, a diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade aos familiares e amigos de Leonardo Conceição Cardoso, o ídolo Nadinho, que faleceu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, em Salvador. O Tricolor entrou em contato com um de seus dois filhos, Lúcio, prestou todas as condolências e providenciará uma bandeira para o sepultamento, nesta sexta (21), em Alagoinhas, cidade natal. O outro filho se chama Leonardo.
Pelo Italiano, Cagliari recebe o Hellas Verona, que foi goleado na última rodada
Davide Nicola, treinador do time Rossoblù. Foto: cagliaricalcio.comF1: Leclerc comanda o único treino livre para o GP do Catar
Entardecer em Lusail com o monegasco na ponta. Foto: Scuderia Ferrari HPRenato Portaluppi e Dorival Júnior, 'personas non gratas' no Grêmio e na Seleção. Por Lino Tavares
Saudade: Há um ano morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
F1:Hamilton domina as duas primeiras sessões livres para o GP de Las Vegas
Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 63 anos
Tentando se afastar do Z-4, Fluminense recebe o Fortaleza no Maracanã; as formações
F1: Russell é o pole em Las Vegas. Verstappen dá passo importante para o tetra
Saudade: Há dois anos morria Tony Lourenço, marcante plantão esportivo da Rádio Bandeirantes
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 43 anos e conquistava sua primeira Libertadores
F1: Verstappen se junta a Prost e Vettel e conquista o tetra. Russell vence em Las Vegas
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há dez anos, o primeiro pela Mercedes