Mundial de Basquete de 1994

Seleção Brasileira Feminina foi campeã do torneio na Austrália
por Marcus Vinicius Dias Magalhães
No dia 12 de junho de 1994, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete conquistou o Campeonato Mundial da Austrália, ao bater a Seleção da China por 96x87. Antes disso, nas semifinais, a equipe de Miguel Ângelo da Luz eliminou os favoritos EUA por 110 x 107. Pela primeira vez na história, o ouro não ficou para as americanas ou russas. Hortência foi considerada a maior jogadora do campeonato e uma das melhores do mundo, marcando 221 pontos na competição. Janete ficou em terceiro com 186 pontos e Paula em quinto com 158 pontos.   
A jornada da Seleção começou contra Taiwan. NO dia 2 de junho de 1994, o Brasil bateu a seleção asiática por 112 a 83. Destaque para Janeth, que marcou 23 pontos no duelo. A segunda partida, contra a Eslováquia, aconteceu no dia seguinte. O Brasil acabou derrotado por 99 a 88.
Porém, na partida seguinte, a Seleção se recuperou, eliminando a Polônia por 87 a 77. A cestinha do confronto foi a rainha Hortência, que marcou 27 pontos.
Já na segunda fase, o Brasil derrotou Cuba por 111 a 91. Janeth foi novamente a maior pontuadora, dessa vez com 38 pontos.
Na partida seguinte, no dia 8 de junho, a Seleção foi derrotada pela China da gigante Haixia. Apesar do revés por 97 a 90, Hortência foi novamente a cestinha da partida, com 36 pontos no duelo.
Na última partida da segunda fase, A Seleção de Miguel Ângelo da Luz passou pela Espanha por 82 a 97. Destaque, mais uma vez, para Hortência, que marcou 25 pontos contra as européias.
Na semifinal, o temido duelo com as americanas, que tinham no elenco estrelas como Lisa Leslie, Dawn Staley e Teresa Edwards. Com ótimas atuações de Hortência, com 32 pontos, Paula 29 pontos e Janeth, 22, o Brasil chegou a ficar bem atrás no placar, mas cortou a diferença e arrancou uma vitória heróica por 110 a 107.
Na decisão contra a China, o Brasil, empolgado pela grande vitória sobre os EUA, não tomou conhecimento das adversárias que as derrotaram na fase anterior, vencendo as adversárias por 96 a 87. Após converter 27 pontos na decisão, Hortência foi eleita a melhor jogadora da competição realizada na Austrália.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES