Mundial de Basquete ? 63

O Bi brasileiro
A quarta edição do Campeonato Mundial de Basquetebol Masculino foi disputada de 11 a 25 de maio de 1963, no Rio de Janeiro. Foi a segunda conquista da competição pela Seleção Brasileira, comandada pelo inovador técnico Kanela, e que contava com nomes como Amaury Pasos, Wlamir Marques, Bira, Mosquito, Paulista, Rosa Branca, Jatir, Menon, Sucar, Vitor, Valdemar e Fritz.
A equipe brasileira entrou na competição já na segunda fase, por ser a sede do torneio. E, nesta etapa, a seleção da casa teve 100% de aproveitamento, batendo Iugoslávia, União Soviética, França, Porto Rico, Itália e, na última partida, os Estados Unidos, por 85 a 81, no Maracanãzinho lotado, garantindo mais pontos que o time iugoslavo, que ficou com o segundo lugar.
"Sob intensa emoção e vibração, o público que lotava o ginásio, calculado em mais de 20 mil pessoas, cantou o Hino Nacional, enquanto os jogadores, a maioria em lágrimas, se abraçavam na quadra?. Trecho da reportagem do Jornal do Brasil no dia seguinte ao último jogo do Mundial.
Com 110 pontos anotados, Amaury Pasos foi o cestinha da competição. Ele integrou também a seleção do torneio, junto com o brasileiro Wlamir Marques, o soviético Aleksander Petrov, o norte-americano Don Kojis e o francês Maxime Dorigo.


Foto: Reprodução

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES