Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de goleiros que brilharam por clubes cariocas.
Claro, eles também atuaram fora do Rio de Janeiro, mas nos atentamos aos momentos de suas carreiras em que honraram as camisas dos quatro grandes clubes cariocas: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.
Mineiro de Além Paraíba, atualmente com 72 anos, Cantarelli passou a maior parte de sua carreira na Gávea. Profissionalizou-se pelo Flamengo em 1973, lá permanecendo até 1983. Em 1983 teve uma passagem pelo Náutico (PE), mas retornou ao Rubro-Negro em 1984, ficando até 1990.
É verdade que sofreu forte concorrência de grandes goleiros, como Raul Plassmann, Ubaldo Fillol e o saudoso Zé Carlos (1962-2009), e por isso passou boa parte de sua carreira no banco de reservas, mas sempre brilhou quando esteve na condição de titular da meta flamenguista.
O saudoso Félix Mielli Venerando (1937-2012) era paulistano, e começou sua carreira profissional pelo tradicional Juventus, da Mooca, para depois defender a meta da Portuguesa de Desportos. Ainda teve uma passagem (por empréstimo) pelo Nacional (SP), e já era goleiro do Fluminense quando foi convocado para a Copa do Mundo de 1970, no México, onde como titular, conquistou o tricampeonato.
Um dos grandes nomes que defendeu a meta do Clube de Regatas Vasco da Gama foi Acácio Cordeiro Barreto, hoje com 66 anos, que entre outros títulos pelo clube de São Januário conquistou o Brasileirão de 1989 (derrotando o São Paulo na decisão, no Morumbi), e três Cariocas (1982, 1987 e 1988).
Embora tenha começado sua trajetória profissional pelo Fluminense (em 1972), foi pelo Botafogo de Futebol e Regatas que Paulo Sérgio chegou a um momento brilhante em sua carreira, que o levou à Copa do Mundo de 1982, na Espanha, onde foi o reserva imediato de Waldir Peres. Ainda no Rio de Janeiro, também teve passagens por Volta Redonda, Americano, América e Vasco, e fora de seu estado de nascença jogou apenas pelo CSA (AL) e Goiás (GO). Hoje com 71 anos, reside em Vitória (ES), e trabalha como comentarista de futebol.
Trazendo estes inesquecíveis jogadores em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.
VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
Em vídeo, 'Antes & Depois' de goleiros que brilharam por clubes cariocas
29/10/2025No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
29/10/2025Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
29/10/2025Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
28/10/2025Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
28/10/2025