Moisés Cohen

Médico Ortopedista

Por João Antonio de Carvalho

O Dr. Moisés Cohen, um dos principais ortopedistas do país, nasceu em São Paulo, no dia 7 de janeiro de 1954 e decidiu seguir a medicina ao ajudar a cuidar de um de seus quatro irmãos, Sérgio, que tinha uma doença conhecida como mal de simioto. Nessa época, o jovem Moisés,  então com 12 anos já ajudava a família trabalhando como office boy e balconista.

Em 1972, quando estava no primeiro ano de faculdade, seu irmão morreu, aos 13 anos, o que lhe deu mais força para ingressar na profissão, se formando em 1977 na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, em Sorocaba.

Nessa época teve também algumas experiências artísticas, já que cantava em casamentos e festas judaicas para poder se manter na faculdade. Essa paixão dura até os dias de hoje, claro que de forma amadora.

Se  especializou em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Passou também um período de seis meses nos Estados Unidos.

Em 1995 iniciou sua trajetória na Escola Paulista de Medicina, onde seguiu carreira até o posto de professor titular. Além disso, com a experiência adquirida no esporte, onde teve clientes como Rogério Ceni, Raí, Rubens Barrichello, Jadel Gregório, Maurren Maggi, Júnior Cigano e Pelé, participou de várias entidades do futebol, como Fifa, CBF e FPF.

Em 1999 conseguiu realizar um sonho, a fundação do Instituto Moisés Cohen, que une as três bases de seu trabalho, a ortopedia, a reabilitação e a medicina do esporte. Em paralelo a esse trabalho o Dr. Moisés Cohen também é autor de diversos livros que falam desses assuntos.

Ele também mantém em seu instituto um programa de TV chamado Esporte & Saúde, que vai ao ar pela Net (canal 9), Vivo (canal 186) e Vivo Fibra (canal 8) e no site www.tvaberta.tv.br, onde entrevista diversas personalidades, no quadro “Cohen Convida”.

Em abril de 2018 foi apontado como um dos principais médicos de São Paulo, numa pesquisa feita pelo Datafolha, que ouviu 822 especialistas da cidade. Ele foi apontado como um dos principais ortopedistas, sendo indicado por 14% dos entrevistados.

Dr. Moisés Cohen é casado com Estelita Cohen e tem duas filhas que se tornaram médicas, Camila, especialista em joelhos, casada com Joni, e Carina, casada com Arthur, além de três netos, Pedro, Felipe e Mário.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES