por Marcos Júnior Micheletti
Um dos melhores atacantes ingleses de todos os tempos, Kevin Keegan atuou profissionalmente entre 1968 e 1985, iniciando sua carreira pelo Scunthorpe United e deixando os gramados pelo Blacktown City.
Neste intervalo teve grandes momentos por Liverpool, Hamburgo, Southampton e Newcastle United.
Natural do vilarejo de Armthorpe, na região metropolitana de Doncaster, Joseh Kevin Keegan nasceu em 14 de fevereiro de 1951, e também defendeu a seleção inglesa entre 1972 e 1982, mas neste período a seleção de seu país participou apenas da Copa de 1982, na Espanha, ocasião em que Keegan tentava se recuperar de uma contusão.
Disputou apenas o último compromisso da Inglaterra naquela Copa, diante da Espanha, por poucos minutos, exatamente na despedida de sua seleção daquele Mundial, logo na segunda fase. Acabou perdendo um gol no final, cabeceando para fora. A Inglaterra precisava vencer por 2 a 0, e nem mesmo que Keegan tivesse marcado teria mudado o destino de sua seleção.
Rápido com a bola nos pés e agudo nas conclusões, apesar de não ser muito alto (1m73), Keegan tinha excelente aproveitamento nos lances de cabeça.
Talvez aquele que tenha sido o seu gol mais bonito não foi validado. Uma linda meia bicicleta que o bandeira marcou impedimento passivo de David Armstrong, seu companheiro de ataque no Southampton, em confronto diante do Manchester United na temporada 1981/82 do Campeonato Inglês. O árbitro seguiu a opinião do seu assistente. Uma pena...
VEJA O LANCE, ABAIXO.
COMO TREINADOR
Keegan treinou quatro clubes ingleses: Newcastle United, Fulham, Manchester City e Newcastle United, este o seu último trabalho, em 2008.
Entre 1999 e 2000 comandou a seleção inglesa, tendo sido o treinador na Eurocopa 2000. A seleção inglesa não passou da fase de grupos, terminando em terceiro, atrás de Portugal e da Romênia, à frente apenas da Alemanha.
ABAIXO, VÍDEO DO JORNALISTA FÁBIO PIPERNO SOBRE KEVIN KEEGAN
ABAIXO, UMA SELEÇÃO DE GOLS DE KEVIN KEEGAN
Achados & Perdidos: Detalhes da proposta bilionária que o Santos recebeu do Flamengo por Pelé
O Rei chegou a disputar um amistoso pelo Rubro-Negro. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há 51 anos morria Everaldo, lateral do Grêmio e titular do Brasil na Copa de 70
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Achados & Perdidos: Milton Neves entrevistando Garrincha, que faria 92 anos
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: O inesquecível dia em que o Dr. Osmar de Oliveira chamou Milton Neves de louco
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje