Moacir

Ex-volante do Atlético-MG e Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Moacir Rodrigues Santos, o Moacir, ótimo volante do Atlético Mineiro, de 1988 a 1992 e 1997, Corinthians, em 1992 e 1994, Atlético de Madrid, em 1993, Sevilla (Espanha), Internacional (RS), Flamengo, Portuguesa, Verdy Kawasaki e Ituano (SP) e Uberaba, morreu em 20 de julho de 2024, aos 54 anos, vítima de câncer no estômago, diagnosticado em 2022.
 
Nascido em 21 de março de 1970 no município mineiro de Timóteo, Moacir encerrou sua carreira no Uberaba em 2003, e começou a empresariar jogadores (entre eles Makanaki, ex-Santo André).
 
Chegou a fazer um estágio de treinador com Levir Culpi, mas não pretende seguir nesta área.
 
Também comandou uma banda de samba e pagode, o "Moa Samba", que se apresentava em casas noturnas em Nova Lima (MG). Moacir era cantor na banda.
 
Volante diferenciado
 
Estilo técnico, Moacir logo se destacou nas categorias inferiores do Galo e foi lançado por Telê Santana. Jogou na Seleção Brasileira na Copa América de 91.
 
No Corinthians, Moacir viveu um grande momento e foi vice-campeão paulista de 93. Não disputou o segundo jogo da final contra o Palmeiras, porque foi expulso injustamente na primeira partida.
 
Depois do sucesso no Parque São Jorge, em 1992, teve uma participação apagada no Atlético de Madrid e retornou ao Corinthians.
 
Nas mãos do técnico Carlos Alberto Silva, que o colocou de quarto-zagueiro, seu futebol despencou. Moacir teve outra passagem pelo Galo e passou ainda por várias outras equipes, entre elas, Flamengo, Internacional e Portuguesa de Desportos. Mas seus melhores momentos foram mesmo vestindo as camisas do Atlético Mineiro e do Corinthians.
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Segundo números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Moacir realizou 52 partidas com a camisa alvinegra entre os anos de 1993 e 1994. Foram 30 vitorias, 13 empates, nove derrotas e cinco gols marcados.

Pelo Flamengo:


Já pelo Flamengo (em números do "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins), Moacir fez apenas 10 partidas. Elas aconteceram no ano de 1997. Foram seis vitórias, dois empates, duas derrotas e um gol.

Pela Seleção Brasileira:


Pela Seleção Brasileira, Moacir disputou apenas seis partidas oficiais (uma vitória, três empates e uma derrota) e marcou um gol, como revela o livro "Seleção Brasileira-90 anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES