Miranda

Ex-lateral-direito de Corinthians, Botafogo e Fluminense
por Diogo Miloni
 
Deoclécio Manoel Miranda, mais conhecido como Miranda, foi lateral-direito com passagens por Corinthians, Botafogo e Fluminense. Ele morreu em 25 de julho de 2022, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Em 2012 ele havia sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Recentemente enfrentava problemas renais e teve um tumor com metástase, causa de seu óbito.
 
Natural da capital paulista, o ala nasceu em 8 de setembro de 1947 e começou sua carreira nas categorias de base da Prudentina, tradicional equipe do interior do estado. Passou pela Santacruzense e acertou sua transferência para o Guarani.
 
Atuando ofensivamente na lateral do Bugre, Miranda ganhou fama e logo despertou o interesse do Corinthians, que acertou sua contratação em 1969. Infelizmente para o atleta, as oportunidades no time titular do Alvinegro eram poucas, já que Zé Maria, dificilmente desfalcava a equipe do Parque São Jorge.
 
Em 1974, o Timão acertou a troca de Miranda pelo atacante Roberto, do Botafogo. Começava a trajetória do lateral-direito pela Cidade Maravilhosa. Entre 1974 e 1977, o defensor atuou no clube da Estrela Solitária, até trocar o Glorioso pelo Fluminense, onde se sagrou bicampeão carioca.

Seu irmão, também conhecido como Miranda, o Donizete Miranda, também foi jogador profissional de futebol, campeão brasileiro pelo Guarani em 1978, atuando como titular na lateral-esquerda do time de Campinas.
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 141 jogos e não marcou nenhum gol.
Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES