Miguel Vaccaro Netto, nome icônico no rádio paulista, grande produtor musical, morreu em 22 de setembro de 2020, aos 87 anos.
Nascido em 7 de setembro de 1933, Miguel Vaccaro Netto trabalhou na Rádio América, e entre suas grandes memórias está o fato de ter descoberto Chico Buarque de Hollanda quando tinha o selo musical Young Discos, ao realizar shows musical em colégios.
No futebol, entre tantas coberturas, uma foi marcante, quando Pelé despediu-se definitivamente do futebol, atuando pelo Cosmos de Nova York, em 1º de setembro de 1977, contra o Santos.
Vaccaro comprou os direitos de transmissão da partida, repassando à extinta TV Tupi.
O jogo terminou com vitória do Cosmos por 2 a 1. Pelé, que jogou o primeiro tempo pelo time norte-americano e o segundo para a equipe da Baixad Santista, marcou um dos gols do Cosmos.
Também trabalhou em televisão. Nos últimos anos apresentou o programa "Miguel Vaccaro Netto", dando espaço aos grandes sucessos da Jovem Guarda no canal TV Aberta, de São Paulo.
ABAIXO, O RELATO PUBLICADO NO FACEBOOK DE MIGUEL VACCARO NETO SOBRE A DESCOBERTA DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA:
Um dos maiores compositores e artistas qual surgiu na MPB, além de ser um excelente dramaturgo e escritor. Foi apresentado ao grande público pela participação no Festival de Música Popular Brasileira, de 1966, transmitdo pela TV Record. O cantor chegou ao primeiro lugar daquela edição com o seu sucesso `A Banda´
Apesar de Chico ser uma unanimidade e dispensar detalhes, alguns não sabem é que o ainda estudante Francisco foi descoberto por Miguel Vaccaro Netto. Como seu selo musical Young Discos, o jornalista realizava shows em colégios paulistanos para para descobrir talentos para estilos musicais como Rock & Roll e ritmos da Jovem Guarda.
Avistou um jovem tímido, numa destas apresentações no colégio Santa Cruz (em São Paulo) cantarolando uma canção na cochia e pediu para que mostrasse a ele. Tratava-se do primeiro sucesso do artista, gravado anos mais tarde - "Pedro Pedreiro". Mesmo fora dos padrões de artistas qual lançava, Vaccaro o ajudou a participar do Festival de música realizado no Teatro Record, em 1964. A partir desta apresentação, foi onde o estudante Francisco foi descoberto pela crítica e começou a tornar-se a `unanimidade nacional´(palavras de Millor Fernandes). Ou simplesmente Chico Buarque.
ABAIXO, VÍDEO COM MIGUEL VACCARO NETO, CONTANDO A HISTÓRIA SOBRE CHICO BUARQUE:
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Jogo das oitavas de final em 2018. Foto: DivulgaçãoO dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians