Xaxá

Ex-ponta da Lusa
por Eliana Santos
 
Xaxá, o Maximiliano Rodrigues Lopes, ex-ponta direita da Portuguesa Santista, Portuguesa de Desportos (50% campeã paulista de 1973) e Santos, mora no Guarujá, no litoral de São Paulo, sua cidade natal, onde nasceu em 27 de dezembro de 1951, e tem um programa numa TV local sobre o futebol de várzea.
 
Além de Peixe e Lusa, Xaxá também defendeu as cores do Londrina. Em 1977, fez um belo campeonato brasileiro pelo Tubarão e também defendeu o Juventus.
 
Naquele ano, o time paranaense ganhou do Flamengo, do Santos, do Vasco da Gama e do Corinthians no Brasileirão.

Xaxá participou da polêmica final do Paulistão contra o Santos em 1973. A partida, após 120 minutos, foi para os pênaltis. O árbitro Armando Marques errou na contagem dos pênaltis e decretou o Santos campeão. A Portuguesa, mesmo constatando o erro, deixou o campo. Reclamou depois e acabou dividindo o título estadual de 1973 com o Santos FC.
 
O ex-jogador também já morou em Torrance, Califórnia (EUA), onde foi professor de futebol para jovens de até 18 anos. Lá, o simpático baixinho atendia pelo nome de Maximiliano Xaxa Lopes. 
 
No dia 09 de dezembro de 2018, Xaxá participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista abaixo:

Com a camisa da Portuguesa de Desportos, Xaxá disputou 230 jogos, vencendo 94 partidas e marcando 11 gols. Dados divulgados pela Revista da Portuguesa.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES