UOL - O melhor conteúdo

Melhor do mundo da FIFA de 2001

Melhor jogador de futebol do mundo

Por  Roberto Gozzi

Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.


Luis Figo foi eleito o Jogador do Ano da FIFA 2001. O talentoso armador português, que havia ficado em segundo lugar no ano passado, conquistou a estatueta pela primeira vez. O inglês David Beckham veio logo atrás, à frente do terceiro colocado Raúl, companheiro de Figo no Real Madrid. Na categoria feminina, a americana Mia Hamm deixou para trás a chinesa Sun Wen, que ficou em segundo, e a terceira colocada Tiffeny Milbrett, também dos Estados Unidos.

Em comparação com a eleição de 2000, o resultado deste ano foi bem mais equilibrado. Com base nos votos de 130 técnicos de seleções, Figo ficou com 250 pontos, 12 à frente de Beckham, que repetiu o segundo lugar de 1999. As posições seguintes foram ainda mais acirradas: Raúl ficou com 96 pontos, dois à frente do francês Zinedine Zidane, vencedor do ano passado, e quatro acima do brasileiro Rivaldo, ganhador em 1999.

Os treinadores de seleções reconheceram os excepcionais desempenhos de Figo e Beckham nos 12 últimos meses. Figo, de grande atuação na Euro 2000, continuou brilhando e levou Portugal à classificação à Copa do Mundo da FIFA 2002 e o Real Madrid ao título espanhol. Beckham teve importante participação na campanha da Inglaterra rumo à vaga no Mundial e também contribuiu com o título inglês do Manchester United.

Setenta e dois técnicos colocaram Figo e Beckham entre os três melhores jogadores do ano. Beckham foi o melhor para 30, enquanto 27 consideraram Figo o jogador mais destacado dos 12 últimos meses. O português acabou vencendo por ter conseguido mais segundas indicações: 35, contra 23 do capitão inglês.

A votação entre as mulheres não foi tão acirrada. Com 154 pontos, Mia Hamm ganhou tranquilamente o primeiro prêmio de Jogadora do Ano da FIFA, à frente dos 79 pontos da chinesa Sun e dos 47 da americana Milbrett. A eleição contou com os votos de 72 técnicos de seleções.

"É uma grande honra, mas o mais importante e maravilhoso é a instituição deste prêmio e também o enorme progresso que o futebol feminino teve com a FIFA", afirmou Hamm. "A primeira etapa foi o primeiro campeonato mundial em 1991. Ter o nosso próprio campeonato mundial foi um avanço histórico para nós. Outro grande salto aconteceu em 1999, quando o torneio passou a ser universalmente conhecido como Copa do Mundo Feminina após ser chamado de campeonato mundial nos dois eventos anteriores. A mudança ajudou a dar legitimidade ao nosso esporte no mundo."

Hamm já é uma das maiores jogadoras do planeta há bastante tempo e se converteu também em ídolo de uma geração nos Estados Unidos. Sun, famosa em todo o continente asiático, espera levar a China pela primeira vez ao título mundial na Copa do Mundo da FIFA 2003. Já Milbrett teve uma ótima temporada de estreia na liga profissional americana, terminando o torneio como artilheira com 20 gols em apenas 16 jogos.

Foto: UOL

Melhor jogador do Campeonato Espanhol de 2001

Melhor jogador do Campeonato Espanhol de 2001


Melhor jogadora do mundo da FIFA DE 2001. Mia Hamm

Melhor jogadora do mundo da FIFA DE 2001. Mia Hamm


Com o prêmio de melhor do mundo da FIFA do ano de 2001

Com o prêmio de melhor do mundo da FIFA do ano de 2001


ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES