Um dos mais importantes cantores brasileiros de todos os tempos, Altemar Dutra morreu em 9 de novembro de 1983, em Nova Iorque, durante uma excursão que fazia para a comunidade latino-americana local, na casa de shows "El Continente". Ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), aos 43 anos de idade.
Mineiro de Aimorés, município limítrofe ao Espírito Santo, no leste do estado, onde nasceu em 6 de outubro de 1940, Altemar Dutra de Oliveira foi casado com a também cantora Marta Mendonça (mineira de Uberaba, nascida em 16 de fevereiro de 1940), com quem teve um casal de filhos: Deusa Dutra e Altemar Dutra Júnior, que seguiu a carreira do pai, com voz parecida e grande semelhança física.
Passou sua infância em Colatina, no Espírito Santo, cidade para onde sua família mudou ainda nos anos 40, e foi lá que Altemar Dutra começou sua carreira, cantando músicas de Francisco Alves na Rádio Difusora.
O estilo, voltado ao Bolero, ritmo que predominava nas emissoras de todo o País, chamou atenção das rádios do Rio de Janeiro, que balizavam as gravadoras. Altemar Dutra mudou-se para a capital carioca na década de 1960.
Em 1963, gravou seu primeiro disco, intitulado "Mensagem". No mesmo ano, emplacou o segundo LP, "A Grande Revelação".
O maior sucesso fonográfico aconteceu em 1964, no seu terceiro LP, "Sentimental Demais", composição de Evaldo Gouveia e Jair Amorim.
A trajetória de Altemar Dutra foi brilhante não apenas no Brasil, mas por toda a América Latina. Ele se apresentou por diversos países vizinhos, e gravou um LP com o chileno Lucho Gatica (1928-2018).
Em 1973, embalado pelo sucesso nos países latinos, gravou um disco em espanhol, com as mesmas músicas que estavam no LP do mesmo ano em português.
Além dos chamados "Compactos Simples", aqueles discos de vinil com duas músicas, uma de cada lado, Altemar Dutra gravou 24 LPs em vida, entre 1963 e 1983.
Depois, ainda foram lançados LPs e CDs em sua homenagem, oito no total, com coletâneas.
Altemar Dutra é o cantor favorito de Milton Neves.
"Eu adoro o Altemar Dutra. `Sentimental Demais´é uma recordação maravilhosa dos meus tempos de namoro com minha inesquecível Lenice (1954-2020). Muitos casais se casaram embalados por esta música. Em Muzambinho era a música mais tocada nos anos 60. E eu e a Lenice ainda tínhamos duas outras músicas `nossas´: `As Flores do Jardim da Nossa Casa´e `Detalhes´, estas do Roberto Carlos", emociona-se Milton.
ABAIXO, ALTEMAR DUTRA CANTANDO SUA MÚSICA DE MAIOR SUCESSO: "SENTIMENTAL DEMAIS", LANÇADA EM 1964, EM SEU TERCEIRO LP
ABAIXO, APRESENTAÇÃO DE ALTEMAR DUTRA JR., SEU FILHO, CANTANDO "SENTIMENTAL DEMAIS". NOTEM AS SEMELHANÇAS, FÍSICA E DA VOZ DO TALENTOSO HERDEIRO
Saudade: Há 12 anos morria José Luis Menegatti, brilhante locutor e apresentador
Ele brilhou em trabalhos na TV Record e Rádio Jovem Pan. Foto: DivulgaçãoO dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Mauaense
O jornalista foi homenageado na cidade da Grande São Paulo. Foto: Ricardo Trida/Diário do Grande ABCSaudade: Há dois anos morria Gustavo Caetano Rogério, consultor de arbitragem
Flamengo tenta seu segundo título do Intercontinental em decisão com o PSG; as formações
Parabéns, Liedson, 48 anos! Relembre sua reestreia pelo Timão, marcando dois gols!
Corinthians recebe o Vasco em Itaquera para o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil; os times
Achados & Perdidos: Milton Neves no Japão acompanhou derrota do Santos para o Barcelona no Mundial de Clubes
Achados & Perdidos:Propagandas marcantes na voz de Ferreira Martins
Em vídeo, 'Antes e Depois' de jogadores que brilharam pela dupla Gre-Nal
Saudade: Buttice, o goleiro argentino que nunca sofreu gol de Pelé, completaria 83 anos
Olhos no retrovisor: James Hunt em seu 'Dia de Fúria' agredindo um fiscal durante um GP de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Atlético Mineiro perdia para o Raja Casablanca e era eliminado do Mundial de Clubes