Melhor do mundo da FIFA de 1997

Melhor jogador de futebol do mundo

Por Roberto Gozzi

Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.

A noite de 12 de janeiro de 1998 ficou marcada como um festival de recordes e de primeiras vezes. Depois de ganhar o cobiçado prêmio de Jogador do Ano da FIFA 1996, Ronaldo se tornou o primeiro atleta a repetir o feito.

Os votos dos técnicos de seleções nacionais de todo o planeta não poderiam ter dado uma mensagem mais clara. Ronaldo somou 480 pontos, nada menos do que 415 a mais do que seu adversário mais próximo, o também brasileiro Roberto Carlos. Nas seis edições anteriores do prêmio, nunca houve uma vitória tão desproporcional. O número de votantes também foi recorde: 121 técnicos desta vez, contra os 120 do ano passado.

A cerimônia de 90 minutos foi transmitida ao vivo para a Europa e outros países pela Eurosport, o que representou uma nova marca em cobertura pela TV. Além disso, pela primeira vez a gala foi organizada em conjunto com o Salão dos Campeões do Futebol Internacional (IFHOC, na sigla em inglês), que tem o apoio da FIFA.

Mais uma vez, o Brasil levou o prêmio de melhor seleção, recebido por Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. A distinção deste ano tomou como base o Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola de 1997. A Iugoslávia ficou com o prêmio de seleção que mais evoluiu no ano.

Lennart Johansson, diretor do Comitê de Fair Play da FIFA, entregou o prêmio FIFA Fair Play ao eslovaco Jozef Zovinec, por não ter recebido um cartão amarelo sequer em seus 60 anos de carreira no futebol amador, e à jogadora americana Julie Foudy, por seus esforços contra o trabalho infantil, além de à torcida da Irlanda.

Representados por Caroline Hanlon, os torcedores irlandeses foram homenageados por seu comportamento exemplar, especialmente durante a repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA contra a Bélgica.

1° (480) votos, Ronaldo (Brasil)
2° (85)  votos, Roberto Carlos (Brasil)
3° (62) votos, Dennis Bergkamp (HOL)
3° (62) votos, Zinene Zidane (França)

Foto: UOL

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES