Mazinho, o Iomar do Nascimento, volante de origem, mas que acabou atuando em quase todas as posições, foi titular da Seleção Brasileira tetra-campeã mundial. Pendurou as chuteiras depois de defender o Celta de Vigo. O paraibano, que nasceu em Santa Rita no dia 8 de abril de 1966, continua vivendo na Europa, com base em Vigo (ESP), onde sempre deu aulas na sua escolinha de futebol.
Mazinho, em 2009, manteve sua residência espanhola, mas foi trabalhar na Grécia. Lá, assumiu como técnico o tradicional Aris Salônica.
Em 2013, ainda na Espanha, cuidava da carreira de seu filho, Thiago Alcântara, então meia do Barcelona.
Revelado pelo Vasco, na geração que também lançou Romário, Mazinho viveu um de seus melhores momentos entre 92 e 94, defendendo o Palmeiras. Pelo time comandado por Luxemburgo, Mazinho fez 127 jogos (79 vitórias, 24 empates e 24 derrotas) e marcou dois gols, segundo números do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Em grande fase, jogando no meio de campo, ele foi para a Copa de 1994. Tornou-se titular da equipe no decorrer da competição. Raí perdeu o lugar no time para a entrada dele.
Como atuava nas duas laterais e ainda se arriscava de meia, Mazinho acabou fazendo muito sucesso na Europa. Na Itália, brilhou por Lecce e Fiorentina.
Voltou ao Brasil para ajudar a tirar o Verdão da fila e depois se transferiu para o futebol espanhol, já consagrado como atleta de grande versatilidade.
Primeiro, defendeu por dois anos o Valencia. Mas foi no Celta que achou o seu lugar. Foram cinco anos no clube, e até hoje o ex-curinga mantém boa relação com sua ex-equipe.
No dia 27 de maio de 2018, Mazinho foi entrevistado por Milton Neves no Domingo Esportivo Bandeirantes. A entrevista teve também a participação do ex-atacante Evair. Confira abaixo a íntegra:
No dia 31 de janeiro de 2021, Mazinho participou do "Domingo Esportivo Bandeirantes". Ouça a entrevista completa no player abaixo:
No dia 24 de julho de 2022, Iomar do Nascimento, o Mazinho (ex-volante do Vasco e Palmeiras), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
Jornal inglês cita dois brasileiros em lista com "Messis genéricos"
Até Mário Götze, autor do gol do título mundial da Alemanha sobre a Argentina, era chamado de "Messi alemão"Números na seleção
Os principais títulos de Mazinho pela seleção brasileira foram o Mundial de 1994 e a Copa América de 1989. E foi justamente em 89 que ele estreou pela seleção. No dia 29 de março, na Arábia Saudita, diante do Al Ahli, Mazinho fez sua primeira partida com a amarelinha. O Brasil venceu o amistoso por 3 a 1.
A última partida que Mazinho fez pela seleção brasileira foi contra a Itália, na final do Mundial dos Estados Unidos de 1994.
Ao todo, pela lateral e pelo meio de campo, Mazinho disputou 40 jogos oficiais pela seleção brasileira. Segundo o livro "Seleção Brasileira-90 anos", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, foram 24 vitórias, 11 empates e cinco derrotas.
Achados & Perdidos: Campanha brasileira na Copa de 70 contou até com ilustrações em folheto de remédio antigripal
Relembre uma palestra de Milton Neves na Câmara de Vereadores de Joinville
Saudade: Há dois anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Copa São Paulo, um torneio em que o foco principal não é a conquista do título. Por Lino Tavares
Agora de Corvette, pela classe GTD, Pipo Derani disputará as 24 Horas de Daytona pela décima vez
Em busca do tetra consecutivo no Paulista, Palmeiras estreia contra a Portuguesa; as formações
Achados & Perdidos: A estreia de Carlos Alberto Parreira como treinador do Corinthians foi com vitória
Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna
Saudade: Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro, completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Veja o vídeo de Pelé chamando um árbitro de ladrão após jogo contra o Corinthians