Mario Romano

O massagista 'Mãos de Ouro'

por Marcos Júnior Micheletti

O massagista Mario Romano, que trabalhou por 50 anos no ABC Paulista, sobretudo em São Caetano do Sul, morreu em 2002, aos 80 anos.

Apelidado de "Mãos de Ouro", sua aptidão para o ofício de massagista aconteceu ao acaso, em 24 de agosto de 1952, dia em que ele disputava como jogador um amistoso na cidade de Extrema-MG, defendendo o Clube Atlético Tamoyo (de São Caetano) contra o Extrema F.C.

A partida havia sido violenta, com vitória do Tamoyo, e mesmo sem entender nada de enfermagem ou primeiros socorros na época, atendeu vários jogadores contundidos no pós jogo.

De fato, Mario Romano não era muito habilidoso com a bola nos pés. Porém, as mãos mostraram destreza para ajudar os atletas em suas dores...

A partir de então, o "Mãos de Ouro" prestou serviços para diversos clubes de futebol, tanto amadores como profissionais do Grande ABC.

Romano também trabalhou por mais de 15 anos nos Jogos do Litoral e nos Jogos Abertos do Interior, sempre representando a cidade de São Caetano do Sul. Ainda foi massagista das seleções paulista e brasileira de basquetebol, tanto a masculina quanto a feminina.

Por último, por mais de dez anos, atendeu os jornalistas que disputavam partidas de futebol, a turma do "Escrete do Rádio" da Rádio Bandeirantes, comandada pelo saudoso Fiori Gigliotti (1928 - 2006).

Ente as várias homenagens que recebeu como massagista esportivo, entre medalhas e diplomas, uma ficou marcada em sua trajetória, o "Título de Cidadão Emérito" em 1997, concedido pela Câmara Municipal de São Caetano do Sul (SP).

RELAÇÃO DOS CLUBES/EQUIPES PARA OS QUAIS PRESTOU SERVIÇOS:

C. A. Tamoyo, C.R.E. Tamoyo, General Motors E.C., A.D.C. General Motors, A.A. Alumínio do Brasil, Novo Mundo, Vemag F.C., S.E. Irmãos Romano (São Bernardo do Campo), Vera Cruz F.C., C.A. Monte Alegre, Paulistano F.C., Porcelana Rex F.C., E.C. Torino, Transauto F.C., Seleção Amadora de Futebol de São Caetano do Sul, Seleção de Brancos e Negros, Atlético Vila Alpina, Jogos Regionais do Litoral, Jogos Abertos do Interior, Gremio Recreativo ISAM (Santo André), São Caetano E.C., Seleção Paulista de Basquetebol Masculino, Rádio Cacique, Colégio Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho, Santos F.C., A.A. Alvi-Celeste, Barcelona F.C., A.A. Casas Bahia, Rádio Diário do Grande ABC, Metalúrgica Dall’Anese F.C., Seleção da Imprensa do ABC, G.R.E. Luís Gama e Escrete do Rádio (Rádio Bandeirantes).

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES