Por Roberto Gozzi
Luiz Roberto Dante, famoso educador matemático e ex-goleiro do São Paulo, em 2015 seguia morando na cidade de Rio Claro-SP.
O professor Dante nasceu no dia 5 de outubro de 1943, na cidade de São Pedro, no interior do Estado de São Paulo.
Em 1960, aos 17 anos, Dante jogava no modesto time da cidade onde nasceu, quando por um acaso, precisou ser o goleiro titular e logo de cara enfrentou a equipe mista do poderoso São Paulo Futebol Clube.
O garoto se destacou e foi convidado para jogar no Tricolor, sua mãe relutou, mas aceitou, com a condição de que ele estudasse.
Em São Paulo, Dante se destacou no gol e nos estudos. Defendeu até a Seleção Paulista de Juvenis e logo chegou ao time aspirante do Tricolor.
Em 1962, Dante foi para Rio Claro-SP, onde estudou e jogou pelo time da cidade.
Depois de jogar pelo time do Rio Claro, Dante atuou pelo Velo Clube Rio-clarense, antes de pendurar as luvas, em 1963.
Após abandonar a vida de jogador de futebol, Dante se dedicou exclusivamente a educação matemática e não se arrependeu, pois se tornou um dos educadores matemáticos mais famosos e conceituados do país.
Atualmente Dante brinca, aos sábados, de centro avante no time do INPS F.C. do Clube de Campo de Rio Claro-SP, uma turma onde todos têm mais de 50 anos.
Luiz Roberto Dante é livre-docente em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro, SP; doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática, pela PUC-SP; mestre em Matemática pela USP. Em 2015 seguia ministrando cursos e palestras sobre aprendizagem e ensino da Matemática para professores do Ensino Fundamental e Médio e escrevendo livros didáticos e paradidáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio.
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cuca, técnico do São Paulo, em clássico contra o Palmeiras pelo Brasileiro 2019. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOLOlhos no retrovisor: Denny Hulme, um dos três australianos campeões da Fórmula 1, morria há 34 anos
Parabéns, Careca, 66 anos! Relembre de grandes momentos dele ao lado de Maradona no Napoli
F1: Na Malásia, Verstappen vence pela primeira vez na temporada
Achados & Perdidos: O Brasil x Uruguai que terminou em confusão generalizada, com 'fuga' de Roberto Rivellino
Achados & Perdidos: Uma emocionante entrevista do saudoso Paulo Soares, o 'Amigão", a Milton Neves
Neste Dia Mundial dos Animais, veja dez ex-jogadores com nomes de bichos
Achados & Perdidos: Relembre a impressionante sequência de defesas de Rodolfo Rodríguez
Saudade: Há dez anos morria o ex-lateral Diogo, que jogou no Corinthians e Guarani
Olhos no retrovisor: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 82 anos
Uma foto, uma história! Jogadores da seleção junto ao Arco do Triunfo