Luís Faustino Pires

Ex-pugilista

Nascido em 8 de setembro de 1938, na cidade mineira de Ewbank da Câmara, o ex-boxeador Luiz Faustino Pires do Nascimento manteve durante 22 anos o título brasileiro dos pesos pesados.
Entre 1960 e 1970, como amador. De 1970 a 1982, como profissional. Também alcançou o cinturão sul-americano em 1970, que manteve até 1982. Como no seu tempo a vida de pugilista não dava muito dinheiro, viveu em São Paulo da aposentadoria que recebia como sargento reformado da PM.
Fez bicos como segurança e deu aulas de boxe para completar o orçamento até falecer, dia 12 de outubro de 2006.
O pugilista despontou nos anos 60 junto com Éder Jofre. Seu maior momento no ringue ocorreu em 1971, quando ocupava a quarta colocação no ranking da AMB (Associação Mundial de Boxe) e enfrentou o norte-americano George Foreman, então primeiro colocado e que tempos depois viria a se tornar campeão mundial.
No Madison Square Garden, o brasileiro teve o braço fraturado durante o combate, que acabou perdendo no quarto assalto. Mesmo assim, Faustino se recorda com carinho da luta, que lhe rendeu US$ 25 mil, a maior bolsa que recebeu em toda a carreira.
O ex-campeão só não conseguia esconder a mágoa pela falta de reconhecimento depois de tantas alegrias que deu à torcida brasileira. Muitas vezes, chegou a dizer que tudo o que fez pelo boxe foi esquecido rapidamente.
Por Eliana Santos

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES