A Lotus foi uma das mais tradicionais equipes de Fórmula 1 de todos os tempos. Nasceu da abnegação da família Chapman, mais especificamente de Colin Chapman, competente projetista de carros nascido em 1928 e falecido em 1982.
A escuderia surgiu em 1954. Era um braço da Lotus Engineering Co. Ltd, criada dois anos antes. Denominada Team Lotus, passou a se dedicar a competições. Em 1958, estreou na Fórmula 1 com os pilotos Graham Hill e Cliff Allison. Na terceira corrida da temporada, pontuou pela primeira vez na história com a quarta colocação obtida por Alisson. No entanto, ao final do campeonato, a equipe se viu na última colocação do campeonato de construtores.
Situação que viria a mudar na década de 1960, quando Chapman investiu caro na contratação de grandes pilotos. E foi um deles, Stirling Moss, que conquistou a primeira vitória da história da Lotus, em 1960. A partir de então, sucederam-se grandes nome no cockpit da equipe, bem como vitórias e títulos. Foram campeões mundiais pela Lotus os seguintes pilotos:
1963 - Jim Clark
1965 - Jim Clark
1968 - Graham Hill
1970 - Jochen Rindt
1972 ? Émerson Fittipaldi
1978 - Mario Andretti
O Campeonato Mundial de Construtores a Lotus ganhou em 1963, 1965, 1968, 1970, 1972, 1973 e 1978.
Além de Fittipaldi, passou pela escuderia de 1985 a 1987 Ayrton Senna. Em três temporadas, venceu seis corridas e atraiu o interesse da McLaren, para onde se transferiu em 1988 e pela qual conquistou três títulos mundiais.
Quando Chapman faleceu vitimado por um infarto, a Lotus estava cheia de dívidas e já não era nem sobra da potência que encantara o mundo. Foi perdendo representatividade e credibilidade. Infelizmente para os amantes da F1, fechou as portas em 1995.
Atualmente, existe apenas para quem pode visitar o Classic Team Lotus, mantido pelos herdeiros de Colin, espaço onde são negociados e restaurados antigos carros da escuderia.
Em 2009 foi anunciada a volta do nome Lotus para a temporada de 2010.
Na verdade, o nome Lotus pertence a Nino Judge e Steve Kenchington, donos do grupo Litespeed. Especulou-se que a Lotus (que fabrica carros esportivos) processaria os sócios, mas houve um acordo e o nome da equipe poderá ser utilizado.
Um consórcio de investidores da Malaysia, chamado 1Malaysia F1 Team Snd Bhd foi o responsável pela inscrição, aceita pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O motor utilizado será o Cosworth e a sede da equipe será em Norfolk, próxima da fábrica de carros esporte da Lotus, mas será construído um centro de desenvolvimento técnico em Sepang, na Malásia.
Por Marcelo Rozenberg e Marcos Júnior
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