A Lotus foi uma das mais tradicionais equipes de Fórmula 1 de todos os tempos. Nasceu da abnegação da família Chapman, mais especificamente de Colin Chapman, competente projetista de carros nascido em 1928 e falecido em 1982.
A escuderia surgiu em 1954. Era um braço da Lotus Engineering Co. Ltd, criada dois anos antes. Denominada Team Lotus, passou a se dedicar a competições. Em 1958, estreou na Fórmula 1 com os pilotos Graham Hill e Cliff Allison. Na terceira corrida da temporada, pontuou pela primeira vez na história com a quarta colocação obtida por Alisson. No entanto, ao final do campeonato, a equipe se viu na última colocação do campeonato de construtores.
Situação que viria a mudar na década de 1960, quando Chapman investiu caro na contratação de grandes pilotos. E foi um deles, Stirling Moss, que conquistou a primeira vitória da história da Lotus, em 1960. A partir de então, sucederam-se grandes nome no cockpit da equipe, bem como vitórias e títulos. Foram campeões mundiais pela Lotus os seguintes pilotos:
1963 - Jim Clark
1965 - Jim Clark
1968 - Graham Hill
1970 - Jochen Rindt
1972 ? Émerson Fittipaldi
1978 - Mario Andretti
O Campeonato Mundial de Construtores a Lotus ganhou em 1963, 1965, 1968, 1970, 1972, 1973 e 1978.
Além de Fittipaldi, passou pela escuderia de 1985 a 1987 Ayrton Senna. Em três temporadas, venceu seis corridas e atraiu o interesse da McLaren, para onde se transferiu em 1988 e pela qual conquistou três títulos mundiais.
Quando Chapman faleceu vitimado por um infarto, a Lotus estava cheia de dívidas e já não era nem sobra da potência que encantara o mundo. Foi perdendo representatividade e credibilidade. Infelizmente para os amantes da F1, fechou as portas em 1995.
Atualmente, existe apenas para quem pode visitar o Classic Team Lotus, mantido pelos herdeiros de Colin, espaço onde são negociados e restaurados antigos carros da escuderia.
Em 2009 foi anunciada a volta do nome Lotus para a temporada de 2010.
Na verdade, o nome Lotus pertence a Nino Judge e Steve Kenchington, donos do grupo Litespeed. Especulou-se que a Lotus (que fabrica carros esportivos) processaria os sócios, mas houve um acordo e o nome da equipe poderá ser utilizado.
Um consórcio de investidores da Malaysia, chamado 1Malaysia F1 Team Snd Bhd foi o responsável pela inscrição, aceita pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O motor utilizado será o Cosworth e a sede da equipe será em Norfolk, próxima da fábrica de carros esporte da Lotus, mas será construído um centro de desenvolvimento técnico em Sepang, na Malásia.
Por Marcelo Rozenberg e Marcos Júnior
Saudade: Há nove anos morria Zé Roberto, ex-Coxa, Furacão, São Paulo e Corinthians
O saudoso atacante em ação pelo Tricolor. Foto: ReproduçãoOlhos no retrovisor: O vídeo mais raro do acidente de Senna na Tamburello foi gravado por um espectador em Ímola
No Z-4 do Brasileiro, Santos encara o CRB pela Copa do Brasil; as equipes
F1: Piastri defende a liderança do Mundial em Miami; a programação da etapa norte-americana
Achados & Perdidos: O saudoso Dr. Mário Trigo lembrando uma ótima história de Garrincha
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos