O ex-goleiro em destaque na equipe soteropolitana. Foto: Reprodução

O ex-goleiro em destaque na equipe soteropolitana. Foto: Reprodução

O saudoso goleiro argentino Buttice (1942-2018), então pelo Bahia, enfrentou o Corinthians comandado por Rivellino pelo Campeonato Brasileiro de 1972 e não teve sorte, na derrota por 3 a 1 na partida realizada no Pacaembu.

Era uma quarta-feira à noite, 29 de novembro, e foi justamente Roberto Rivellino quem abriu o placar sob os olhares de 14.142 espectadores.

O ponta-direita Paulo Borges (1944-2011) tocou curto para Dirceu Alves (1945-2025), que dominou e no segundo toque na bola acionou o Reizinho do Parque, que dominou com o pé esquerdo e, com ele mesmo, arrematou rasteiro, com a força habitual, no canto esquerdo da meta guarnecida por Buttice, no gol do extinto tobogã, no primeiro tempo.

O camisa 10 corintiano foi comemorar junto à arquibancada, com sua camisa listrada em configuração um pouco diferente da habitual que a equipe usava, com branco predominante e listras pretas estreitas.

A jogada do segundo tento corintiano, já na etapa complementar, se originou de cruzamento de Rivellino para a entrada da grande área, e Paulo Borges acertou um belo cabeceio. A bola foi rente ao poste esquerdo do goleiro do Bahia.

A equipe soteropolitana esboçou uma reação no final, com Natal, aproveitando uma confusão área corintiana. O mineiro chutou forte, sem chance para o goleiro Ado.

Para sacramentar o triunfo corintiano, Vaguinho, que acabara de entrar no lugar de Paulo Borges, aproveitou saída errada de Buttice e, na segunda tentativa, marcou o terceiro gol do Alvinegro, que na ocasião era comandado pelo treinador Duque (1928-2017).

Carlos Adolfo Buttice, que teve uma marca considerável em sua carreira, tendo jogado 15 vezes contra Pelé sem jamais sofrer um gol do Rei do Futebol (único argentino a conseguir este feito), atuou pelo Corinthians em 1974, ano em que a equipe decidiu o Campeonato Paulista para o Palmeiras e acabou derrotada, seguindo no jejum de títulos.

No gol do saudoso mineiro Ronaldo Drummond (1946-2020), único da partida, Buttice chegou a tocar na bola, mas não evitou o dissabor alvinegro no Morumbi, que tinha ampla maioria de torcedores do Corinthians.

ABAIXO, OS GOLS DA VITÓRIA CORINTIANA SOBRE O BAHIA POR 3 A 1, JOGO DISPUTADO NA NOITE DE 29 DE NOVEMBRO DE 1972, UMA QUARTA-FEIRA, VÁLIDO PELO CAMPEONATO BRASILEIRO. A NARRAÇÃO É DE FERNANDO SOLERA, E OS COMENTÁRIOS SÃO DO SAUDOSO LUIZ AUGUSTO MALTONI (1934-2005).

Últimas do seu time