Liedson

Atacante de Corinthians, Sporting e Seleção Portuguesa
por Diogo Miloni

Liedson da Silva Muniz foi um atacante luso-brasileiro de grande poder de finalização, com ótimas passagens por Corinthians (por duas vezes) e Sporting (Portugual), que atualmente reside em Valença (BA), onde possui uma escolinha de futebol.
 
Em 2011, acertou seu retorno ao futebol brasileiro, após oito temporadas em Portugal, mais precisamente para o Corinthians, onde foi peça importante para a conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano e da inédita conquista da Copa Libertadores da América, em 2012.

Em 2 de agosto de 2012, o atacante assinou contrato com o Flamengo, após ser dispensado pelo Corinthians. Após sagrar-se campeão português, em 2012-2013, pelo Porto, agremiação que jogou por empréstimo, voltou para o Brasil e assinou a rescisão contratual com o rubro-negro carioca.

Natural de Cairu, na Bahia, Liedson nasceu no dia 17 de dezembro de 1977 e antes de ser jogador de futebol, trabalhava como empacotador em um supermercado de sua cidade natal.

A carreira no esporte bretão começou no Poções-BA, passando pelo Prudentópolis-PR, Internacional de Santa Maria-RS e Coritiba-PR, antes de ter a primeira oportunidade no Flamengo, onde estreiou em 2002.

No Rubro-Negro foram grandes atuações do atacante, que marcou 15 gols em 29 jogos do Campeonato Brasileiro, despertando o interesse dos outros grandes clubes da Série A.

No começo de 2003 foi negociado com o Corinthians, onde logo conquistou a Fiel torcida com uma verdadeira chuva de gols: 22 tentos em apenas 33 partidas disputadas com a camisa do Alvinegro. A ótima média abriu as portas do Velho Continente.

O Sporting, de Portugal, contratou Liedson no meio da temporada de 2003 e o sucesso veio na bagagem. Entre seu primeiro ano na Europa e 2008, Liedson nunca fez menos de 15 gols por ano, chegando, em 2004/05 na incrível marca de 25 tentos anotados.

O alto índice de gols marcados despertou a vontade da Federação Portuguesa contar com o atacante sul-americano, que naturalizou-se português para a disputa das Eliminatórias da Copa de 2010 e, após a classificação, foi convocado para disputar o Mundial.

Em 2011, após oito anos defendendo as cores verde e branca do clube de Lisboa, o atacante brasileiro acertou seu retorno para o Timão, clube de primeira passagem breve, mas ótimas lembranças. No Alvinegro, Liedson ganhara dois apelidos: Levinho, devido ao seu peso, e "Liedshow", pela facilidade de decidir partidas.
 
CLIQUE AQUI E VEJA UMA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE O RETORNO DE LIEDSON AO CORINTHIANS, PUBLICADA NO PORTAL TERCEIRO TEMPO. ELE REESTREOU MARCANDO DOIS DOS QUATRO GOLS DO TIMÃO CONTRA O ITUANO.

No entanto, em 2012, o desempenho abaixo do esperado pela diretoria corintiana fez com que o contrato do goleador não fosse renovado, colocando, em julho daquela temporada, um ponto final na vitoriosa passagem de Liedson pelo Timão.
 
Depois de sua segunda passagem pelo Corinthians voltou a jogar no Flamengo (entre 2012 e 2013) e encerrou sua carreira pelo Porto (Portugal), em 2013. 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES