José Ulisses Silva Júnior, o Licinho, ex-meia com boas passagens por Santo André, São Paulo, Juventus, Francana, Ponte Preta, Paulista e Pirelli, seguia em 2019 residindo em Santo André e ministrando aulas na Associação dos Servidores Públicos Municipais.
Nascido em 5 de novembro de 1942, Licinho iniciou sua carreira ainda nos anos 50, defendendo o Ouro Verde das Casas Populares, do bairro Santa Terezinha, em São André-SP. Na sequência, defendeu o Clube Atlético Pirelli e a Francana.
Chegou a vestir também as camisas do São Paulo Futebol Clube, do Juventus, do Paulista e da Ponte Preta até chegar ao Santo André, vivendo as duas fases do clube: a do Santo André FC e do EC Santo André.
Mesmo atuando como jogador, Licinho trabalhava paralelamente como professor de Educação Física na rede municipal de Santo André. Foram 23 anos de dedicação ao ensino, se aposentando em 1990.
Algumas curiosidades de Licinho:
Ajoelha-se o Rei
Licinho antes, Ulisses depois, sempre foi mais técnico do que rompedor. Jogava de meia-esquerda ou meia-direita. Fazia o terceiro homem do meio de campo. E outros gols e lances marcaram a sua carreira vitoriosa.
Ele guarda um recorte do extinto jornal impresso A Gazeta Esportiva, num lance em que Pelé aparece ajoelhado a seus pés, em Jundiaí, quando Licinho atuava pelo Paulista.
Essa foto deu o que falar, pela postura do maior jogador do mundo. “Estávamos ganhando de 1 a 0 até o final, quando o Santos marcou dois gols rapidamente, com Toninho Guerreiro e Edu. O Pelé era rápido. Ia sempre em direção ao gol. Naquele lance, consegui pará-lo. Hoje olham aquela foto e dizem que eu fiz o Pelé ajoelhar...”, comenta Licinho.
Licinho (ou Ulisses) participou de vários campeonatos de indústrias promovidos pelo Sesi. Em Santo André, os jogos eram disputados no antigo campo do Rhodia, na Avenida dos Estados. Num dos certames, Ulisses foi campeão defendendo as cores do CA Pirelli. E esta é apenas mais uma das histórias que ele contou na gravação do Programa Memória com Ademir Médici, realizada no estúdio do DGABC TV. Boleiros do Grande ABC, e que foi ao ar em julho/2018.
Achados & Perdidos: O saudoso João Saldanha no 'Roda Viva' da TV Cultura
Jornalista, que treinou a Seleção Brasileira, nasceu há 117 anos. Foto: Reprodução/You TubeO dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Saudade: Há nove anos morria Caçapava, bicampeão brasileiro pelo Internacional
F1: Russell lidera o TL1 na Áustria. Bortoleto se destaca e termina em 6º
Achados & Perdidos: Pelé, em histórica entrevista à equipe da TV Gazeta, antes de se despedir do Santos
Saudade: Há três anos morria José Rubens Marino, histórico dirigente do Santos Futebol Clube
F1: Norris supera marca de Russell no TL1 e lidera a sexta-feira na Áustria. Bortoleto é o 8º
Parabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Parabéns, Ita! Ex-goleiro do Vasco da Gama completa 87 anos
No duelo brasileiro da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras encara o Botafogo; as formações
Saudade: Há um ano morria Dudu, ex-volante e treinador do Palmeiras