Licinho

Ex-meia do Santo André

José Ulisses Silva Júnior, o Licinho, ex-meia com boas passagens por Santo André, São Paulo, Juventus, Francana, Ponte Preta, Paulista e Pirelli, seguia em 2019 residindo em Santo André e ministrando aulas na Associação dos Servidores Públicos Municipais.

Nascido em 5 de novembro de 1942, Licinho iniciou sua carreira ainda nos anos 50, defendendo o Ouro Verde das Casas Populares, do bairro Santa Terezinha, em São André-SP. Na sequência, defendeu o Clube Atlético Pirelli e a Francana.

Chegou a vestir também as camisas do São Paulo Futebol Clube, do Juventus, do Paulista e da Ponte Preta até chegar ao Santo André, vivendo as duas fases do clube: a do Santo André FC e do EC Santo André.

Mesmo atuando como jogador, Licinho trabalhava paralelamente como professor de Educação Física na rede municipal de Santo André. Foram 23 anos de dedicação ao ensino, se aposentando em 1990.

Algumas curiosidades de Licinho:

Ajoelha-se o Rei

Licinho antes, Ulisses depois, sempre foi mais técnico do que rompedor. Jogava de meia-esquerda ou meia-direita. Fazia o terceiro homem do meio de campo. E outros gols e lances marcaram a sua carreira vitoriosa.

Ele guarda um recorte do extinto jornal impresso A Gazeta Esportiva, num lance em que Pelé aparece ajoelhado a seus pés, em Jundiaí, quando Licinho atuava pelo Paulista.

Essa foto deu o que falar, pela postura do maior jogador do mundo. “Estávamos ganhando de 1 a 0 até o final, quando o Santos marcou dois gols rapidamente, com Toninho Guerreiro e Edu. O Pelé era rápido. Ia sempre em direção ao gol. Naquele lance, consegui pará-lo. Hoje olham aquela foto e dizem que eu fiz o Pelé ajoelhar...”, comenta Licinho.

Licinho (ou Ulisses) participou de vários campeonatos de indústrias promovidos pelo Sesi. Em Santo André, os jogos eram disputados no antigo campo do Rhodia, na Avenida dos Estados. Num dos certames, Ulisses foi campeão defendendo as cores do CA Pirelli. E esta é apenas mais uma das histórias que ele contou na gravação do Programa Memória com Ademir Médici, realizada no estúdio do DGABC TV. Boleiros do Grande ABC, e que foi ao ar em julho/2018.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES