Léo Moura

Lateral-direito do Flamengo

por Rafael Serra

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, no dia 23 de outubro de 1978, Leonardo da Silva Moura, mais conhecido como Léo Moura, é o lateral-direito que mais partidas disputou pelo Flamengo.

Aos 37 anos, no dia 11 de março de 2016, Léo Moura foi anunciado pelo Santa Cruz. No ano seguinte, foi contratado pelo Grêmio. Em janeiro de 2019, após passagem vitoriosa pelo Tricolor Gaúcho, o lateral, aos 41 anos, assinou com o Botafogo-PB.

Léo Moura começo sua carreira pleas categorias de base do Linhares, clube do Espírito Santo. Após se destacar na equipe capixaba, o jogador rapidamente se transferiu para a base do Botafogo, ainda atuando como meio-campo. Porém, antes de acertar com o Fogão, havia sido rejeitado pelo Flamengo, seu clube do coração.

Ainda antes de se profissionalizar, acabou sendo negociado com o Germinal Beerschot, da Bélgica. Após uma temporada no clube, transferiu-se para o ADO Den Haag. Na Holanda, Léo passou a ser utilizado como ala.

No segundo semestre de 2001, retornou ao Botafogo para disputar seu primeiro Campeonato Brasileiro. Uma lesão na véspera da estreia fez com que o jogador perdesse sua posição no meio-campo, recuperando a titularidade ao longo do campeonato, porém, já atuando na lateral-direita.

Ao final da temporada, após grande destaque, o jogador pegou de surpresa a diretoria do Botafogo ao anunciar que não renovaria seu contrato. O destino do jogador já estava decidido.

No início do ano de 2002, o jogador foi apresentado como reforço do Vasco. Apesar do bom entrosamento, decidiu trocar a equipe pelo Palmeiras, por conta de uma ótima proposta financeira do clube paulista. O próprio jogador reconheceu, anos depois, que tal decisão havia sido um erro. Naquele mesmo semestre, o alviverde seria rebaixado para a Série B.

Em 2003, foi parar no São Paulo. Como o clube já contava com um Leonardo em seu elenco, passou a ser conhecido como Leonardo Moura. Não conseguiu render o que se esperava dele, e assim, retornou ao futebol carioca, desta vez, no Fluminense.

Após fazer boas partidas, Léo Moura tornou-se querido pela torcida, mas novamente, resolveu trocar de clube. O escolhido da vez era o Sporting Braga, de Portugal.

Pelo Braga, Léo disputou apenas 8 partidas antes de realizar seu sonho de infância: vestir a camisa do Flamengo.

Sua reputação de "nomade" fez com que boa aprte dos torcedores rubro-negros ficassem receosos quanto à chegada do jogador. No entanto, já em seu primeiro ano, Léo Moura foi decisivo na luta do Flamengo para escapar do rebaixamento.

Em 2006, o lateral venceu o primeiro título de sua carreira, a Copa do Brasil.

Um ano depois, conquistou seu primeiro título carioca, façanha que iria repetir nos próximos dois anos.

Após ser eleito o melhor lateral do Campeonato Brasileiro em 2007 e 2008, o lateral mal poderia saber, mas o a´pice de sua carreira chegaria naquele ano de 2009.

Uma campanha inicial claudicante fazia com que até os rubro-negros mais otimistas, não tivessem muitas esperanças de que o time quebraria o jejum de 17 anos sem títulos brasileiros. No entanto, uma arrancada a partir do meio do campeonato, proporcionou o que parecia improvável: o Flamengo era novamente, campeão brasileiro.

As temporadas seguintes serviram para aumentar ainda mais a identificação entre o lateral e a torcida. Tanto que, passou a figurar entre os dez jogadores que mais vestiram a camisa do clube. O feito foi alcançado no dia 22 de fevereiro de 2014, na vitória do Flamengo sobre o Resende (3 x 0).

No início de 2015, passou a crescer o rumor de que o jogador deixaria o clube. Saída que viria a ser anunciada no dia 23 de fevereiro.

"Eu só queria deixar claro que queria estar à disposição para ficar com meus companheiros esses dias. Quis mostrar que estou com a cabeça 100% no Flamengo. Não é uma despedida ainda. Estou com meus companheiros.", disse Léo Moura, na ocasião do anúncio de sua saída do Flamengo.

No dia 04 de Março de 2015, Leo Moura se despediu da torcida do Flamengo, em amistoso contra o Nacional (URU). Antes da partida, Léo Moura foi homenageado com uma placa entregue por ninguém mais ninguém menos que o galinho Zico (a curiosidade é que o lateral participou do jogo de despedida de Zico, na década de 90, quando ainda era um dos garotos que entrou em campo com o time). A cerimônia foi marcada por muita emoção de Léo Moura inclusive de Zico que não escondeu sua admiração pelo capitão.

Em março de 2015, Léo Moura assinou por três anos com o Fort Lauderdale Strikers, clube da NASL (uma espécie de segunda divisão dos EUA). No clube americano, o lateral veste a camisa 10, em referência ao número de temporadas em que atuou pelo Mengão.

Apenas três meses após se transferir para o futebol norte-americano, Léo Moura surpreendentemente foi anunciado no dia 22 de junho de 2015 como novo reforço do Vasco da Gama. O acerto foi desmentido dias depois, causando fúria na torcida cruzmaltina.

ver mais notícias

                                                 Ano                                       Jogos              Gols

Germinal Beerschot (Bélgica)       99/00                                       33                  16

ADO Den Haag (Holanda)             00/01                                       29                  12

Botafogo                                    2001                                        24                   1

Vasco                                        2002                                        30                    6

Palmeiras                                   2002                                         9                    0

São Paulo                                   2003                                        38                   1

Fluminense                                 2004                                        59                   2

Braga (Portugal)                         2005                                         8                    0

Flamengo                               2005/2015                               519                  47

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES