Leandro

Ex-meia-esquerda do Grêmio e Operário

por Túlio Nassif/colaborou Marco Antonio Joaquim Pereira

Leandro, o Jorge Leandro Martins Fraga, nasceu em 2 de março de 1960, em Porto Alegre-RS. É casado com Ana Beatriz e pai de três filhos, Leanderson (também jogador de futebol), Letícia e Leane. Em 2016 seguia residindo em sua cidade natal, onde possui uma clínica dentária.

Meia-esquerda técnico dos infanto-juvenis do Grêmio foi requisitado pelo então técnico Têle Santana, em 1977, para integrar o elenco de profissionais. Naquele ano, Leandro foi eleito revelação do Campeonato Gaúcho e o Grêmio sagrou-se campeão, ao interromper uma série de oito estaduais do Internacional. Em 1978 foi escolhido como o melhor jogador da Seleção Brasileira no tradicional torneio de Cannes e, no ano seguinte, participou do sul-americano de seleções com Jorginho, Marola, Éverton, Robertinho e o técnico Mário Travaline.

Sofreu uma lesão grave no joelho aos 19 anos, o que interrompeu seu excelente início de carreira no time gaúcho. Quando voltou a jogar entre 1978 e 1979, para sua posição, além do Yúra, o Tricolor Gaúcho havia contratado Nardela e, simplesmente, Paulo Cézar Lima (Caju).

Sem espaço, transferiu-se para o Operário-MS em 1981, onde foi campeão sul-mato-grossense, e posteriormente para o Coritiba, em 1983, onde foi Chuteira de Ouro. Após isso, acertou sua ida para o Bahia, em 1984. Lá, fez muito sucesso, mas optou por encerrar sua carreira com apenas 28 anos, em 1987.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES