por Túlio Nassif/colaborou Marco Antonio Joaquim Pereira
Leandro, o Jorge Leandro Martins Fraga, nasceu em 2 de março de 1960, em Porto Alegre-RS. É casado com Ana Beatriz e pai de três filhos, Leanderson (também jogador de futebol), Letícia e Leane. Em 2016 seguia residindo em sua cidade natal, onde possui uma clínica dentária.
Meia-esquerda técnico dos infanto-juvenis do Grêmio foi requisitado pelo então técnico Têle Santana, em 1977, para integrar o elenco de profissionais. Naquele ano, Leandro foi eleito revelação do Campeonato Gaúcho e o Grêmio sagrou-se campeão, ao interromper uma série de oito estaduais do Internacional. Em 1978 foi escolhido como o melhor jogador da Seleção Brasileira no tradicional torneio de Cannes e, no ano seguinte, participou do sul-americano de seleções com Jorginho, Marola, Éverton, Robertinho e o técnico Mário Travaline.
Sofreu uma lesão grave no joelho aos 19 anos, o que interrompeu seu excelente início de carreira no time gaúcho. Quando voltou a jogar entre 1978 e 1979, para sua posição, além do Yúra, o Tricolor Gaúcho havia contratado Nardela e, simplesmente, Paulo Cézar Lima (Caju).
Sem espaço, transferiu-se para o Operário-MS em 1981, onde foi campeão sul-mato-grossense, e posteriormente para o Coritiba, em 1983, onde foi Chuteira de Ouro. Após isso, acertou sua ida para o Bahia, em 1984. Lá, fez muito sucesso, mas optou por encerrar sua carreira com apenas 28 anos, em 1987.
Como Arena do Grêmio quer melhorar campo para jogo da seleção na C. América
Imagem mostra gramado da Arena um dia depois de Qatar x Argentina. Foto: ReproduçãoEm jogo morno, Grêmio vence Botafogo no Rio e se afasta da degola
O Botafogo, por sua vez, se mantém na quarta posiçãoEm vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Estêvão celebra rápida adaptação ao Chelsea e mira espaço na seleção
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos