King

Ex-goleiro do São Paulo
por Diogo Miloni

O saudoso Nivancir Innocêncio Fernandes, mais conhecido como King, foi um goleiro que fez muito sucesso com a camisa do São Paulo Futebol Clube, nas décadas de 30 e 40, recebeu este apelido devido ao seu porte físico avantajado e a maneira como pulava de encontro à bola, lembrando o personagem do filme King Kong, que estreou no país quando ele começava sua carreira.

Natural de São Paulo, King nasceu em 6 de janeiro de 1917, e chegou ao Tricolor paulista no primeiro mês de 1936, uma fase em que o clube ainda não tinha muito prestígio, pois acabará de ser fundado.

O goleiro era irmão do atacante corintiano Teleco, que fez sucesso atuando pelo Timão, mostrando que a família continha o DNA do futebol.

Em 1938, King foi transferido para o Flamengo, onde pouco atuou e não conseguiu se adaptar. De volta ao Tricolor, o goleiro participou do time que tinha o argentino Sastre e o gênio Leônidas da Silva, mas naquele ano o São Paulo só conseguiu o vice-campeonato estadual.

Cinco anos depois, em 1943, o time do Morumbi ameaçava a supremacia de Corinthians e Palmeiras, que se revezavam na conquista do Campeonato Paulista. Na época, dizia-se que o campeão sairia em uma moeda, se desse cara o Corinthians seria campeão, se caísse coroa, o Verdão levantaria o caneco. O Tricolor só venceria o estadual se a moeda caísse de pé.

E não deu outra, com grandes atuações de King, Sastre e Leônidas, o São Paulo conquistou seu primeiro Campeonato Paulista, entrando para a galeria de ídolos da torcida tricolor. Um destes admiradores é Ignácio Loyola Brandão, que escreveu um livro sobre o arqueiro.
King fez 198 jogos, vencendo 103, empatou 32 vezes e perdeu 63 partidas, ficou no São Paulo até 1947, e foi encerrar sua carreira no XV de Piracicaba.

ver mais notícias

King fez 198 jogos, vencendo 103, empatou 32 vezes e perdeu 63 partidas, ficou no São Paulo até 1947, segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES