por Túlio Nassif
Cristian Alberto González Peret, mais conhecido como Kily González, nasceu no dia 4 de agosto de 1974, em Rosário, na Argentina. Quando atleta atuava no meio-campo e tinha como característica as boas investidas ao ataque. Atualmente, é casado com Raquel e exerce a profissão de jornalista em um programa televisivo na TV Zapping Sport.
Iniciou sua carreira no Rosário Central, dia 18 de dezembro de 1993. Diferenciado e arrojado nas partidas que realizava, logo chamou a atenção do Boca Juniors, para onde acertaria sua transferência em 1995.
Em meados de 1995 foi pretendido pelo Real Madrid, mas optou por continuar no clube a pedido de Diego Maradona. Entretanto, no ano seguinte, não recusou a proposta do Real Zaragoza. Lá, permaneceu até 1999, quando rumou para o Valencia. A partir daí, os títulos começaram com a conquista da Supercopa da Espanha em 1999 e o Campeonato Espanhol de 2000.
No ano de 2003 começava sua jornada no futebol italiano, quando fechou contrato com a Inter de Milão. Antes de conseguir o seu passe livre junto ao Nerazzurri e voltar para seu primeiro time, o Rosário Central, venceu a Copa Itália em 2005 e 2006, a Supercopa da Itália em 2005 e o Campeonato Italiano de 2006.
Após três anos de altos e baixos, nenhum título e com o término do contrato, acertou com o San Lorenzo, a pedido do amigo e futuro treinador Diego Simeone. Sua passagem foi discreta e acabou retornando ao clube do coração em 2010, com o intuíto de ajudar no regresso a divisão principal do futebol argentino, uma vez que, o Rosário tinha sido rebaixado.
Mas o pior estava por vir. O meia sofreu em fevereiro de 2011 uma ruptura no tendão de Aquiles da perna direita e revelou na época, que poderia deixar o futebol aos 36 anos de idade. Recuperado, voltou e fez apenas dois jogos. Foi afastado por razões futebolísticas, embora houvesse boatos de que a má conduta de Kily. Em junho de 2011 oficializou sua aposentadoria.
Pela seleção Argentina sagrou-se campeão dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, quando na oportunidade, fora um dos três jogadores com mais de 23 anos convocados e em 2002, disputou a Copa do Mundo. Foram 56 jogos e nove gols anotados.
Messi boicota premiação e dispara contra C. América: 'armado para o Brasil'
Messi comemora gol da Argentina contra Paraguai. Foto: REUTERS/Edgard Garrido/Via UOLArgentina supera expulsão de Messi e Chile para ficar com o terceiro lugar
Argentina conquistou o terceiro lugar da Copa América. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters/Via UOLO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita