por Tufano Silva
Nascido em Santa Rosa de Viterbo, cidade do interior do estado de São Paulo, em 25 de fevereiro de 1934, Juvenal Juvêncio morreu em 9 de dezembro de 2015, após anos de luta contra um câncer na próstata.
Era advogado, ex-deputado estadual, e em 2008 foi eleito pela terceira vez presidente do São Paulo Futebol Clube. E no dia 12 de dezembro de 2012, após um incomodo jejum de três anos sem títulos, estava presente na conquista da Copa Sul-Americana.
O primeiro cargo de Juvenal no Tricolor paulista foi o de diretor de futebol nas duas gestões do ex-mandatário Carlos Miguel Aidar. Assumiu a presidência em 1988, e, nesse seu primeiro mandato, o time do Morumbi conseguiu apenas um título: o Campeonato Paulista de 1989.
Ficou afastado do futebol até 2003, quando, após muita insistência do então presidente são-paulino Marcelo Portugal Gouvêa, Juvenal Juvêncio assumiu mais uma vez o cargo de diretor de futebol do Tricolor.
Foi Juvenal o responsável por montar o elenco que conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005. Voltou à presidência do clube em 2006, quando o São Paulo conseguiu uma sequência de três títulos do Campeonato Brasileiro (2006/2007/2008).
Neste período, o mandatário sempre esteve em evidência em função de alguns desentendimentos com outros dirigentes brasileiros. Os casos de maior repercussão foram com Andréz Sanches, presidente do Corinthians, e Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Juvenal Juvêncio foi reeleito em 2008, e, com o novo estatuto do São Paulo Futebol Clube, seu mandato foi até 2011.
Saudade: Há seis anos morria Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1
Em 1974, seu primeiro ano como piloto da Ferrari. Foto: DivulgaçãoMilton Neves marca presença na APAS, no estande da Cooxupé, que destacou o Café Evolutto
Oséas, 54 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra
Saudade: Há cinco anos morria Xexa, goleiro baixinho que participou de um programa de Silvio Santos
Saudade: Há um ano morria Washington Rodrigues, o 'Apolinho', radialista que treinou o Fla
Olhos no Retrovisor: Alguns dos carros mais esquisitos nos 75 anos da F1
Em vídeo, 'Antes e Depois' de zagueiros estrangeiros que se destacaram no futebol brasileiro
Perto de garantir classificação na Libertadores, São Paulo recebe o Libertad; os times
Em situação complicada na Sul-Americana, Corinthians tem jogo fundamental contra o Racing; as escalações
Achados & Perdidos: Baltazar fez golaço para o Grêmio na decisão do Brasileirão de 81, contra o São Paulo
Com a Ferrari em baixa, Europa recebe a F1 pela primeira vez em 2025, em Ímola