por Tufano Silva
Nascido em Santa Rosa de Viterbo, cidade do interior do estado de São Paulo, em 25 de fevereiro de 1934, Juvenal Juvêncio morreu em 9 de dezembro de 2015, após anos de luta contra um câncer na próstata.
Era advogado, ex-deputado estadual, e em 2008 foi eleito pela terceira vez presidente do São Paulo Futebol Clube. E no dia 12 de dezembro de 2012, após um incomodo jejum de três anos sem títulos, estava presente na conquista da Copa Sul-Americana.
O primeiro cargo de Juvenal no Tricolor paulista foi o de diretor de futebol nas duas gestões do ex-mandatário Carlos Miguel Aidar. Assumiu a presidência em 1988, e, nesse seu primeiro mandato, o time do Morumbi conseguiu apenas um título: o Campeonato Paulista de 1989.
Ficou afastado do futebol até 2003, quando, após muita insistência do então presidente são-paulino Marcelo Portugal Gouvêa, Juvenal Juvêncio assumiu mais uma vez o cargo de diretor de futebol do Tricolor.
Foi Juvenal o responsável por montar o elenco que conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005. Voltou à presidência do clube em 2006, quando o São Paulo conseguiu uma sequência de três títulos do Campeonato Brasileiro (2006/2007/2008).
Neste período, o mandatário sempre esteve em evidência em função de alguns desentendimentos com outros dirigentes brasileiros. Os casos de maior repercussão foram com Andréz Sanches, presidente do Corinthians, e Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Juvenal Juvêncio foi reeleito em 2008, e, com o novo estatuto do São Paulo Futebol Clube, seu mandato foi até 2011.
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Meia botafoguense 'entortou' Júnior no clássico contra o Flamengo. Foto: ReproduçãoParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
Uma foto, uma história! Kalef e Cerezo no avião, durante excursão do São Paulo na Espanha
A América das tempestades, trovões...e Diego Armando. De novo! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'