por Marcelo Rozenberg
Jovenil Calisto dos Reis, o ex-meio-campista Jovenil da Portuguesa Santista nos anos 70 e 80, nasceu em Casa Branca, interior paulista, em 09 de março de 1951. Apesar de seus pais serem contrários, tornou-se jogador de futebol. Em 1971, assinou seu primeiro contrato profissional com a Santista, clube que defendeu durante praticamente toda a carreira (teve passagens rápidas também por Catanduvense e Blumenau).
Por sinal, neste mesmo ano fez uma partida contra um time de base do São Paulo que quase mudou sua vida. "Fui bem e acabei sendo convidado para fazer testes no Morumbi. Cheguei inclusive a treinar ao lado do Gérson. Mas quando fui falar com os cartolas da Briosa, me ofereceram um contrato profissional e preferi ficar em Santos mesmo". Atualmente, Jovenil está aposentado depois de ter trabalhado durante mais de 20 anos na antiga Telesp.
Morador de São Vicente, é casado e tem dois filhos. Passa boa parte do tempo livre com a família na chácara que adquiriu. Em 2007, teve uma passagem rápida como treinador do São Vicente A.C.
O ex-jogador conta que o apego à família fez com que optasse por não deixar a Baixada Santista enquanto atleta. "Mas meu pai só queria que eu estudasse. Não gostava de futebol, tanto que jamais acompanhou uma partida minha. Mas hoje, sou grato a ele por ter me formado em administração e seguido uma carreira após parar com o futebol".
Olhos no retrovisor: O último GP de F1 em Interlagos com três pilotos brasileiros no grid
Bruno Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa em 2011. Foto: ReproduçãoIndyCar: Caio Collet assina com a A.J. Foyt para a temporada de 2026
Brasileiro impressionou o time norte-americano após alguns testes. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes