Jovenil

Ex-meia da Portuguesa Santista

por Marcelo Rozenberg

Jovenil Calisto dos Reis, o ex-meio-campista Jovenil da Portuguesa Santista nos anos 70 e 80, nasceu em Casa Branca, interior paulista, em 09 de março de 1951. Apesar de seus pais serem contrários, tornou-se jogador de futebol. Em 1971, assinou seu primeiro contrato profissional com a Santista, clube que defendeu durante praticamente toda a carreira (teve passagens rápidas também por Catanduvense e Blumenau).

Por sinal, neste mesmo ano fez uma partida contra um time de base do São Paulo que quase mudou sua vida. "Fui bem e acabei sendo convidado para fazer testes no Morumbi. Cheguei inclusive a treinar ao lado do Gérson. Mas quando fui falar com os cartolas da Briosa, me ofereceram um contrato profissional e preferi ficar em Santos mesmo". Atualmente, Jovenil está aposentado depois de ter trabalhado durante mais de 20 anos na antiga Telesp.

Morador de São Vicente, é casado e tem dois filhos. Passa boa parte do tempo livre com a família na chácara que adquiriu. Em 2007, teve uma passagem rápida como treinador do São Vicente A.C.

O ex-jogador conta que o apego à família fez com que optasse por não deixar a Baixada Santista enquanto atleta. "Mas meu pai só queria que eu estudasse. Não gostava de futebol, tanto que jamais acompanhou uma partida minha. Mas hoje, sou grato a ele por ter me formado em administração e seguido uma carreira após parar com o futebol".

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES