por Marcelo Rozenberg
Jovenil Calisto dos Reis, o ex-meio-campista Jovenil da Portuguesa Santista nos anos 70 e 80, nasceu em Casa Branca, interior paulista, em 09 de março de 1951. Apesar de seus pais serem contrários, tornou-se jogador de futebol. Em 1971, assinou seu primeiro contrato profissional com a Santista, clube que defendeu durante praticamente toda a carreira (teve passagens rápidas também por Catanduvense e Blumenau).
Por sinal, neste mesmo ano fez uma partida contra um time de base do São Paulo que quase mudou sua vida. "Fui bem e acabei sendo convidado para fazer testes no Morumbi. Cheguei inclusive a treinar ao lado do Gérson. Mas quando fui falar com os cartolas da Briosa, me ofereceram um contrato profissional e preferi ficar em Santos mesmo". Atualmente, Jovenil está aposentado depois de ter trabalhado durante mais de 20 anos na antiga Telesp.
Morador de São Vicente, é casado e tem dois filhos. Passa boa parte do tempo livre com a família na chácara que adquiriu. Em 2007, teve uma passagem rápida como treinador do São Vicente A.C.
O ex-jogador conta que o apego à família fez com que optasse por não deixar a Baixada Santista enquanto atleta. "Mas meu pai só queria que eu estudasse. Não gostava de futebol, tanto que jamais acompanhou uma partida minha. Mas hoje, sou grato a ele por ter me formado em administração e seguido uma carreira após parar com o futebol".
F1: Hamilton comanda 1-2 da Ferrari na sexta-feira de treinos livres para o GP do Azerbaijão
Britânico teve um desempenho animador em Baku. Foto: Scuderia Ferrari HPOlhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello
Semifinalistas da Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians se enfrentam no Maracanã pelo Brasileiro; as formações
Depois de contundente eliminação na Copa do Brasil, Galo recebe o Santos pelo Brasileiro; os times
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão de Porto Feliz
Saudade: Há cinco anos morria Bira Burro, ídolo do Internacional e do Remo