Para muitos, José Carlos Cruz da Silva tem um emprego invejável, que o permite receber um bom salário para acompanhar de perto, nos quatro cantos do mundo, o maior time de futebol do planeta.
"Mosca? é um dos repórteres cinematográficos mais importantes e competentes do Brasil. O cinegrafista atua ao lado do jornalista Mauro Naves nas coberturas da seleção brasileira feitas pela Rede Globo. Casado com Margareth, tem dois filhos: Caroline e Guilherme, que tentou seguir a carreira de jogador de futebol no Guarani, mas desistiu para entrar na faculdade de engenharia.
O "câmera? já trabalhou em cinco Copas do Mundo (México 86, Itália 90, França 98, Coréia-Japão 2002 e Alemanha-2006) e em cinco Olimpíadas (Seul-88, Barcelona-92, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008), entre outros eventos esportivos.
Ele nasceu no Recife no dia 9 de março de 1957. Na cidade natal, ganhou o apelido de "Mosca?, por causa de uma pinta que esconde sob o bigode.
Em 1977, o profissional deixou Pernambuco ao ser contratado pela EPTV, de Campinas. No interior paulista, presenciou o início da carreira na televisão de grandes nomes do jornalismo como Ilze Scamparini, Oliveira Andrade e Heraldo Pereira.
Na década seguinte, recebeu o convite da TV Bandeirantes, onde trabalhou por 10 anos. Em 89, Mosca foi o responsável em desmascarar o goleiro chileno Roberto Rojas, que encenou ter sido atingido por um rojão lançado das arquibancadas do Maracanã.
O repórter cinematográfico flagrou o momento em que o ex-são-paulino corta o próprio rosto com um estilete escondido dentro da luva. Imediatamente, a fita foi levada ao caminhão de transmissão da Band e a imagem, colocada no ar. Até então, ninguém imaginava que Rojas havia se travestido de ator para enganar o mundo do futebol.
"Anos depois, encontrei com o Rojas no CT do São Paulo e contei que eu tinha feito aquela imagem. Ele se limitou a dizer que aquilo fazia parte do passado. Não tenho nenhum problema com ele?, garante Mosca.
Aliás, o cinegrafista coleciona uma legião de amigos famosos no mundo do futebol. "Esse é o meu maior orgulho. Depois de tantos anos no meio, sou reconhecido por todos nas coberturas que faço. Posso dizer que sou amigo do Pelé, do Zico e do Felipão. Em 2002, passava um tempão conversando com o Luiz Felipe sobre assuntos que não tinham a ver com o futebol?, revela.
As fotos na galeria mostram que "Mosca? tem razão.
Achados & Perdidos: O Botafogo de Garrincha, em 1960, encantando o povo do Sul de Minas
Equipe carioca enfrentou a Machadense. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há seis anos morria Gildo Bala, ex-ponta do Palmeiras que detém um recorde pelo clube
Ele atuou no alviverde entre 1961 e 1968. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
F1: Piastri, com manobra de campeão sobre Norris, vence o GP da Bélgica. Bortoleto é o 9º
O animado São Paulo recebe o Flu, que não vence há três rodadas; os times
Parabéns, Osmar Santos, 76 anos! Por@marcosjuniormicheletti
No Dia do Motociclista no Brasil, veja o genial Heleno de Freitas com sua moto
Guaxupé sedia a 2ª Taça Milton Neves Evolutto; jornalista esteve na cerimônia de abertura
Uma foto, uma história! Já veteranos, os bicampeões Djalma Santos e Bellini jogaram no Furacão
Saudade: Cincunegui, marcante lateral do Galo, completaria 85 anos
Achados & Perdidos: Grêmio conquistava sua primeira Libertadores há 42 anos
Kart: Copa Brasil realizou Finais do Grupo 1 em Aracaju e definiu 11 campeões