O parisiense Jean-Pierre Maurice Georges Beltoise, ou simplesmente Jean-Pierre Beltoise, ex-piloto de Fórmula 1, morreu em 5 de janeiro de 2015, aos 77 anos, após dois AVCs. Ele estava passando férias no Senegal e há três dias estava em estado de coma.
Nascido em 26 de abril de 1937, Beltoise conquistou 11 títulos no motociclismo francês antes de ingressar no automobilismo, passando pela Fórmula 3 e Fórmula 2 e estreando na Fórmula 1 em 1967, pela Matra, equipe pela qual competiu até 1971.
Com a Matra ele subiu ao pódio em quatro ocasiões, sempre como terceiro colocado: nos GPs da Espanha e Itália em 1969 e nos GPs da Bélgica e Itália em 1970.
Em 1972 transferiu-se para a B.R.M., equipe pela qual conquistou sua única vitória na F1, justamente no GP mais emblemático da categoria, em Mônaco, sob forte chuva.
Permaneceu na B.R.M. nos dois anos seguintes, encerrando sua carreira na F1 no final de semana do GP dos Estados Unidos de 1974, em Watkins Glen.
Em 1975, a convite de Guy Ligier, foi o piloto de testes do primeiro carro da equipe francesa Ligier na Fórmula 1, o JS-5 com motor Matra V12, que no ano seguinte estreou na categoria máxima do automobilismo tendo como piloto o também francês Jacques Laffite.
Beltoise ainda competiu com carros de turismo na França e também disputou provas de rali.
Beltoise era casado com Jacqueline Cevert, irmã de um outro ex-piloto francês, também falecido, François Cevert. O casal Jean-Pierre e Jacqueline teve dois filhos: Anthony e Julien. Ambos tornaram-se pilotos.
Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo
Entre outros, ele marcou o tento que deu o título do Brasileiro de 1971para o clube mineiro. Foto :DivulgaçãoParabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 51 anos
'Mordido' por perder o Paulistão, Palmeiras recebe o Corinthians pelo Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
F1: Piastri dá o troco em Norris para manter a McLaren na frente no Bahrein
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves e Alex Muller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Em sessão repleta de novatos, sem Verstappen, Norris lidera o TL1 no Bahrein
Parabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 49 anos
F1: Piastri confirma favoritismo e garante a pole no Bahrein. Bortoleto fica no Q1 e larga em 18º
São Paulo busca primeira vitória pelo Brasileiro diante do claudicante Cruzeiro; as equipes
F1: Piastri, perfeito, vence no Bahrein e encosta em Norris no campeonato