O parisiense Jean-Pierre Maurice Georges Beltoise, ou simplesmente Jean-Pierre Beltoise, ex-piloto de Fórmula 1, morreu em 5 de janeiro de 2015, aos 77 anos, após dois AVCs. Ele estava passando férias no Senegal e há três dias estava em estado de coma.
Nascido em 26 de abril de 1937, Beltoise conquistou 11 títulos no motociclismo francês antes de ingressar no automobilismo, passando pela Fórmula 3 e Fórmula 2 e estreando na Fórmula 1 em 1967, pela Matra, equipe pela qual competiu até 1971.
Com a Matra ele subiu ao pódio em quatro ocasiões, sempre como terceiro colocado: nos GPs da Espanha e Itália em 1969 e nos GPs da Bélgica e Itália em 1970.
Em 1972 transferiu-se para a B.R.M., equipe pela qual conquistou sua única vitória na F1, justamente no GP mais emblemático da categoria, em Mônaco, sob forte chuva.
Permaneceu na B.R.M. nos dois anos seguintes, encerrando sua carreira na F1 no final de semana do GP dos Estados Unidos de 1974, em Watkins Glen.
Em 1975, a convite de Guy Ligier, foi o piloto de testes do primeiro carro da equipe francesa Ligier na Fórmula 1, o JS-5 com motor Matra V12, que no ano seguinte estreou na categoria máxima do automobilismo tendo como piloto o também francês Jacques Laffite.
Beltoise ainda competiu com carros de turismo na França e também disputou provas de rali.
Beltoise era casado com Jacqueline Cevert, irmã de um outro ex-piloto francês, também falecido, François Cevert. O casal Jean-Pierre e Jacqueline teve dois filhos: Anthony e Julien. Ambos tornaram-se pilotos.
Esporte Sem Firula: veja como foi a estreia do novo programa de Milton Neves na Revista Oeste
O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 12h às 14hUma foto, uma história! Estrelas do Flamengo passeando de Buggy no Rio de Janeiro
Registro dos jogadores rubro-negros em um dia de calorAchados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Uma foto, uma história! José Poy recebendo o cantor Julio Iglesias no Morumbi
Após eliminar o Palmeiras da Copa do Brasil, Corinthians vai à Serra Gaúcha enfrentar o Juventude; as equipes
Achados & Perdidos: Nos 47 anos do título brasileiro do Guarani, relembre uma entrevista exclusiva do saudoso Carlos Alberto Silva
Achados & Perdidos: Dia da Televisão. A 1ª Copa do Mundo em cores foi para poucos no Brasil
O jornalista e radialista Amilton Franco é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Nos 121 anos de futebol do Botafogo, relembre o título brasileiro do Glorioso em 1995
Em vídeo, 'Antes & Depois' de tenistas brilhantes, que conquistaram muitos títulos no saibro e na grama
PSG, 55 anos! Saiba quem foi o primeiro brasileiro a jogar pelo clube francês
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu seu Título de Cidadão Guaranesiano