O Estádio de São Januário foi inaugurado em 21 de abril de 1927. Até o início dos anos 40, quando o Pacaembu passou a fazer parte do cenário da cidade de São Paulo, foi o maior estádio brasileiro, com capacidade para mais de 30 mil pessoas, e palco de grandes clássicos nacionais, jogos do Brasil e manifestações políticas.
Muitos abnegados vascaínos abriram mão de parte de suas fortunas para ajudar a concretizar o sonho da casa própria. Um deles foi o industrial Zeferino de Oliveira, dono do Moinho da Luz. A Cervejaria Brahma também teve papel importante na construção da praça esportiva não apenas doando dinheiro como montando os bares da sede e ajudando na construção da sede náutica do clube.
Vasco e Santos fizeram a primeira partida da história do estádio. O Peixe venceu por 5 a 3, com gols de Evangelista (2), Arakem, Osmar e Feitiço. Para o Vasco descontaram Negrito, Galego e Pascoal. O Peixe entrou em campo com Tuffy, Bilu e Davi; Alfredo, Julio e Hugo; Omar, Camarão, Feitiço, Arakem e Evangelista. O Vasco atuou com Nelson, Espanhol e Itália; Nesi, Claudionor e Badu; Pascoal, Torterolli, Galego, Russinho e Negrito.
Em março de 1928 foram inaugurados os refletores do estádio em partida em que o Vasco bateu o uruguaio Wanderes por 1 a 0.
Por Marcelo Rozenberg
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
F1: Veja como está a classificação da temporada, com a McLaren sólida na liderança
Flamengo encara a altitude de Quito para enfrentar a LDU pela Libertadores; as formações
Uma foto, uma história! Beques em pânico no dia em que Pelé desmaiou em campo
Jogando pela liderança do Grupo D, São Paulo viaja para enfrentar o Libertad; as equipes
Parabéns, Kaká! O último brasileiro a conquistar a Bola de Ouro completa 43 anos