Atacante com passagens marcantes por Internacional, Paysandu, Boca Juniors e Ceará, Iarley, o Pedro Iarley Lima Dantas, se aposentou em agosto de 2014, quando atuava pelo Ferroviário-CE, mesmo clube pelo qual iniciou sua carreira profissional.
É o atual treinador da equipe do São Luiz, de Ijuí (RS), anunciado pelo clube gaúcho em 11 de fevereiro de 2025. Sua estreia, coincidentemente, foi diante do Internacional, em Ijuí, com derrota (3 a 1).
Após se aposentar, Iarley criou uma fábrica de alumínio em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. A empresa fabrica panelas de pressão, caçarolas e frigideiras.
Em 30 de novembro de 2016 foi anunciado como coordenador técnico nas categorias de base do S.C. Internacional. Depois, passou para a função de treinador, inicialmente pelo Garibaldi (RS), Chapecoense (Sub-20), Santa Cruz (RS), Moto Club (MA) e São Luiz (RS).
Nascido em Quixeramobim-CE, em 29 de março de 1974, Iarley iniciou sua carreira nas categorias de base do Ferroviário-CE, em 1993. Naquela mesma temporada, foi promovido ao time principal, e em 1994 foi negociado com o Quixadá-CE.
De acordo com Leandro Paulo Bernardo, dentista que também escreve sobre futebol, o Paysandu do Piauí (não confundir com o Paysandu do Pará) adquiriu em 1994, por empréstimo ao Ferroviário do Ceará, o jovem atacante Iarley para a disputa da fase final do Campeonato Piauiense. Iarley havia sido o principal destaque do Ferrão na conquista do Campeonato Cearense Sub-20.
Em 1995, Iarley se transferiu para o futebol espanhol, quando foi defender o time B do Real Madrid.
Ficou na Espanha até 1999, passando também pelas modestas equipes do Ceuta e Melilla.
De volta ao Brasil, após uma rápida passagem pelo Uniclinic-CE, foi contratado pelo Ceará, onde sua carreira começou a deslanchar. Após conquistar o Estadual com o Vozão, em 2002, Iarley trocou novamente de clube, indo para o Paysandu, que estava classificado para a Libertadores do ano seguinte.
E o Papão da Curuzu e atacante fizeram bonito no torneio continental. Foi o primeiro colocado em sua chave e, nas oitavas-de-final, por pouco não eliminou o temível Boca Juniors. Venceu a primeira partida, em La Bombonera, por 1 a 0, com gol marcado por Iarley. No entanto, no duelo de volta, no Mangueirão, o time argentino triunfou pelo placar de 4 a 2, e eliminou a equipe paraense da competição.
A boa atuação rendeu ao jogador a transferência para o Boca Juniors. Na Argentina, Iarley conquistou o Torneio Clausura de 2003, o Mundial de Clubes, atuou em 27 jogos e marcou cinco gols. De lá, foi para o futebol mexicano, defender o Dorados, retornando ao Brasil em 2005, para atuar pelo Inter.
Iarley foi peça fundamental do Colorado campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, ambos em 2006. Na final contra o poderoso Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho, foi ele quem deu o passe para Adriano Gabiru marcar o gol da histórica conquista do clube gaúcho.
Foi negociado com o Goiás em 2008, permanecendo por lá até 2010, quando foi transferido para o Corinthians. Depois de uma apagada passagem pelo Parque São Jorge, foi emprestado ao Ceará, retornando, logo depois, ao Goiás, onde ficou até 2012. Em 2013 assinou com o Paysandu para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.
ABAIXO, NA ÍNTEGRA, O PROGRAMA "VELHAS SÚMULAS", DA RÁDIO COLORADA, EXIBIDO EM 16 DE MAIO DE 2020, COM IARLEY
No dia 08 de maio de 2022, Pedro Iarley Lima Dantas, o Iarley (ex- atacante do Paysandu, Boca, Inter e Corinthians) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes: